Cidade aberta à criação

Especialistas discutem aspectos do empreendedorismo em evento em BH

Programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que acontece nesta semana, também inclui palestra sobre como evitar erros em startups


Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Imagine que pessoas com deficiências motoras severas podem escrever ou controlar o computador usando apenas o piscar dos olhos. Ou que projetos de energia solar sejam financiados via web por meio de soluções digitais de conversão de negócios. Neste mesmo universo, pacientes podem ser protagonistas de seus próprios tratamentos de saúde, ao conhecer ferramentas tecnológicas e outros tipos de tratamento e medicações que não só os prescritos por médicos nos consultórios. Apesar de distintas e distantes da realidade de muita gente, essas ideias estão fazendo muita gente “quebrar a cabeça” em Belo Horizonte, durante a 2ª Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). O evento, que teve início na terça-feira e vai até este sábado, no Expominas, reúne startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e muita gente ávida por novidades na área.

A Finit tem espaço e programação para todo mundo que queira se aventurar nesse intercâmbio inovador e também no hub de negócios em que se transformou o espaço. Com diversos eventos em um só local, a feira é uma oportunidade de atualização de conhecimentos na área, desenvolvimento de startups e empreendedorismo. Um dos destaques, a Campus Party trouxe participantes de vários cantos do país, especialmente jovens. Eles são os chamados campuseiros. O nome resume bem os integrantes desse que é considerado o maior encontro de tecnologia do Brasil e que vieram a BH em busca de palestras, desafios de hackers, jogos, oportunidades de negócios virtuais e o melhor: tudo isso com internet com excelente velocidade.

A Campus Party Minas Gerais espera reunir cerca de 4 mil participantes. Um deles, o analista de sistemas Ramon Francisco Torres Bezerra, de 22 anos, veio de Juiz de Fora com o objetivo de se atualizar na área e estava acampado no local. “A Finit é uma excelente oportunidade de aprimorar conhecimento em diversas áreas, como novas tecnologias e segurança para barrar ataques de redes, por exemplo”, disse. Já o mineiro Carlos Eduardo Matias, de 31, que é dono de uma empresa de marketing digital, aproveitou a oportunidade para ampliar a rede de negócios. “Esse é um ótimo espaço de atualização, para networking”, afirmou.

PROTAGONISTAS

Durante os quatro dias, os participantes da Campus Party podem também competir numa maratona, a Hackathon, que tem o objetivo de encontrar soluções tecnológicas inovadoras em quatro áreas: tecnologia assistiva para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; projetos de geração de energia sustentável; inovações na saúde que tratem o cidadão como protagonista; além de soluções que usem a tecnologia blockchain, para problemas e desafios dos órgãos do governo de Minas. Um blockchain é a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de transação, digitalmente assinado, com o objetivo de garantir autenticidade e impossibilidade de adulteração.

Três importantes arenas também foram montadas no Expominas durante a Finit: na Arena de Negócios, grandes empresas e startups se conectam nos segmentos de realidade virtual, drones, impressão 3D, software, hardware, eletrônica de consumo, inovação, entre outros. Na Experience, o público pode ter acesso a atividades de divulgação científica de centenas de instituições nacionais, enquanto a Arena Criativa promove um ambiente dedicado à criatividade e ideias inovadoras em vários setores como ciências, artesanato, engenharia, design, música, robótica, tecnologia, artes e cultura.

Inovações integram debate sobre legislação

Edésio Ferreira/EM/D.A Press

 De olho em negócios viabilizados por meio da tecnologia, a exemplo das startups, a área de direito também encontrou seu lugar na Finit. Durante a palestra “Futuro do direito: impressão 3D, realidade aumentada e outros desafios”, o público pode entender como a legislação precisa também se atualizar para acompanhar essas inovações. Um das palestrantes, a advogada Júlia Molinari, secretária-geral e fundadora da Comissão de Direito para Startups da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), explica a novidade. “Cada vez mais, os negócios usam a tecnologia para acessar seus mercados, consumidores, fornecedores e parceiros. O direito entra, nesse processo, tornando essas ideias exequíveis do ponto de vista da legislação”, afirma.

Como ela, a advogada cita uma empresa brasileira que desenvolveu um polímero de colágeno, com preço 30% mais baixo, e que pode ser usado para criação de órgãos, como coração, com impressão em 3D. “Mas, como desenvolver esse negócio, se ainda não há legislação que permite essa inovação? O que o direito quer é antever situações, de modo a encontrar na lei possibilidade para a execução desse tipo de projeto”, explica.

As advogadas Juliana Raid e Paula Figueiredo, que assim como Júlia são sócias do escritório Figueiredo & Molinari Advocacia Consultiva, também defendem essa nova atuação do direito. “Da mesma forma que as novas tecnologias podem ser usadas para o bem, os usos podem ser desvirtuados. Um bom exemplo é que com impressões 3D é possível fabricar armas como metralhadoras, com poder de fogo, e tudo isso precisará de legislação, porque para muitas coisas ainda não há regras”, comenta Juliana. Paula completa dizendo que, ao contrário do ambiente empresarial tradicional, que é mais individual, o mundo das startups é extremamente colaborativo e aberto a novas possibilidades. “Um produto é feito ao mesmo tempo em que testado e com vários setores se unidos. Esse é um grande diferencial”, afirma.

Fique por dentro

ARENA CRIATIVA

9h - Impressora 3D - Princípios de funcionamento e técnicas de impressão

11h - Como tirar sua ideia do papel

18h - Aprenda a exercitar seu cérebro e estimular sua criatividade

ARENA DE NEGÓCIOS

10h -
Qual a principal decisão antes de empeender?

16h - O que falta no ecossistema empreendedor de BH?

PALESTRAS

13h30 - Os desafios de empreender on-line na era digital

10h30 - Hackeando sua casa

10h30 - Empreendedorismo em games

11h30 - Seu app - Tirando a ideia do papel

13h30 - O futuro do trabalho

14h30 - Introdução à montagem e configuração de drones

15h30 - Transformando talento em negócios

16h30 - O que o mercado espera de pessoas criativas?

21h30 - O que nunca te contaram sobre ganhar dinheiro com a internet

22h30 - Os 10 erros mais comuns das startups e como evitá-los


COMENTÁRIOS