Transações financeiras em um clique

Visando atender pequenos empresários que esbarram nas dificuldades em fazer pagamentos, startup mineira disponibiliza ferramentas para melhores resultados nos negócios


 

Criada em 2013, com base na legislação de meio de pagamentos – a nova lei das formas de pagamento no Brasil (12.865, de outubro de 2013), a startup Conta.MOBI veio para atender empresários que sempre esbarram nas dificuldades de processar transações financeiras. Funciona como uma instituição de pagamentos digital integrada a meios de recebimento tecnológico, que, por meio da plataforma web ou do aplicativo, realiza transações financeiras pelo cartão de débito, boletos e até pela “maquininha”.

Embora tenha sido criada há quatro anos, sua entrada em operação ocorreu somente há cerca de dois anos e meio, em fevereiro de 2015, e o objetivo é disponibilizar ferramentas que reduzam os custos e alcancem melhores resultados na gestão financeira e nos negócios. O CEO da Conta.MOBI, Ricardo Capuccio, falou ao Estado de Minas sobre o início da startup.“Sou advogado, especialista em direito de tecnologia, e tinha um cliente com um projeto nessa área de novos meios de pagamento. Comecei a acompanhar a legislação e, quando publicada, fui convidado por empreendedores para criarmos uma instituição de pagamento voltada para pequenos empresários”, detalha.

Em 2014, os membros da startup participaram de um curso na América Latina, promovido pela Universidade de Stanford, da Califórnia. Segundo Ricardo, esse foi o ponto mais importante para o desenvolvimento da Conta.MOBI, uma vez que o curso foi preponderante na criação das bases do projeto. “O curso foi muito importante para a gente entender, principalmente utilizando a metodologia e as ferramentas da universidade, o tamanho da carência de apoio do sistema financeiro. Lembrando que são cerca de 7,5 milhões de microempreendedores com o CNPJ em mãos e que transacionam R$ 350 bilhões”, diz Ricardo.

Contabilizando mais de 40 mil clientes em menos de três anos de funcionamento, a empresa surgiu com o DNA voltado para atender o crescimento do microempreendedorismo e solucionar suas carências. Segundo o CEO, atualmente não existe, no Brasil, uma solução diretamente concorrente da Conta.MOBI. “Você encontra empresas que oferecem a famosa maquininha, empresas que oferecem o cartão, contas bancárias tradicionais, apesar de serem caras e não muito voltadas a esse pequeno empresário, mas nada disso integrada em uma só plataforma, fácil, totalmente mobile, sem custos para abrir e sem mensalidade. Nossa expectativa é, até o fim do próximo ano, atingir a marca de 1 milhão de clientes”, completa.

Paulo Pianetti/Divulgação

 

NOVIDADE Recentemente, a empresa fechou parceria com os Correios. Essa união permite que os usuários da plataforma realizem transações de aporte e saques nas agências dos próprios Correios. Ou seja, a partir do seu CPF, é possível realizar transações para pessoas, que, antes, estavam excluídas por conta da distância e da tecnologia. Lançado no dia 4 deste mês, o projeto atinge, por enquanto, apenas Minas Gerais. A expectativa é que, já no próximo ano, o alcance seja nacional. “O dinheiro vivo ainda é um problema e, certamente, não vai acabar nos próximos anos, ainda mais nas cidades pequenas. A partir disso, procuramos os Correios, que é a única estrutura com capilaridade nacional e presença em 100% das cidades brasileiras. Foi mais de um ano de construção do projeto e, agora, integramos a nossa plataforma com a deles”, salienta.

Outra novidade é que a Conta.MOBI está de casa nova. A empresa está abrigada no Atmosphera, ecossistema privado de inovação e empreendedorismo, que funciona em Nova Lima. A nova sede é um ambiente interativo e descontraído de uma startup e tem sistemas tecnológicos de segurança, como o de reconhecimento fácil biométrico.

 

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares


COMENTÁRIOS