COMIDA CHEGA NA HORA!

Em busca de parceiros em Belo Horizonte, plataforma conecta usuários a cozinheiros em quase todos os bairros da cidade, com entregas ágeis e sem taxa


Foozi/Divulgação
"É uma forma de dar oportunidade de geração de renda para quem utiliza a cozinha de casa", Marcos Zambalde, diretor-executivo da Foozi (Foto: Foozi/Divulgação)

Aplicativo de delivery de comida que trabalha exclusivamente com cozinheiros autônomos traz um novo alento para pequenos empreendedores em Belo Horizonte. Lançado em junho, o Foozi promete uma revolução no segmento e busca parceiros na capital mineira. A plataforma funciona por meio de um modelo de marketplace, que conecta os usuários, que fazem pedidos de refeições a cozinheiros que atuam em um raio máximo de 600 metros, sem a necessidade de intermediários para a entrega. Por ser perto, o próprio cozinheiro entrega os pedidos, economizando com motoboys e até mesmo com carro, podendo, assim, reduzir o custo final do produto e até lucrar mais. “Costumo dizer que a entrega é de elevador”, brinca Marcos Zambalde, diretor-executivo da empresa (que tem o mesmo nome do aplicativo).

 

O diferencial do app, que está disponível para as versões Android e iOS, segundo Zambalde, é justamente trabalhar com cozinheiros autônomos. “É uma forma de dar oportunidade de geração de renda para quem utiliza a cozinha de casa para produzir refeições e, ainda, de aproximar as pessoas.”

 

O empresário conta que o processo para se cadastrar no Foozi é bem simples. Mas o candidato precisa ter alguns requisitos. Além de documentação, foto, comprovante de endereço e atestado de bons antecedentes, ela precisa ter a “manha” na cozinha. É exigido, também, o certificado de boas práticas, mas, caso o candidato não o tenha, o app disponibiliza um curso, visando reforçar as técnicas adequadas no manuseio com os alimentos. Tudo pode ser feito pelo aplicativo mesmo e a aprovação também vem pelo aplicativo, que pode ser acessado na Play Store.

 

O interessado deve também apresentar o prato com o qual vai trabalhar. Assim que se cadastra e é aprovado, o cozinheiro já pode começar a elaborar seus pratos e oferecê-los, por meio do aplicativo, para clientes que estiverem num raio de até 600 metros. O usuário, quando abre o app, visualiza todos os profissionais mais próximos que estejam on-line. O tipo de prato, o número de unidades e o valor também ficam disponíveis no aplicativo. O preço gira em torno de R$ 5 a R$ 30.

 

EXPECTATIVAS Já usando o aplicativo, a chef de cozinha Isabela Ferreira oferece as refeições no Bairro Vila da Serra, em Nova Lima, onde reside. “Ainda está muito recente, mas minha expectativa é de que aumente bastante o número de clientes”, diz a empresária, que oferece marmita gourmet, a “caseirinha”, com comidas que lembram as da vovó. “Arroz com feijão, legumes cozidos, saladas, tudo bem simples e feito com carinho”, diz Isabela, que, com a irmã, Clarice Ferreira, fundou, há cerca de um ano, a empresa Belas e Panelas.

 

As duas fazem refeições em casa e fornecem para pessoas do condomínio em que moram, em Nova Lima. “Quando conhecemos o Foozi, nos identificamos de cara, pois era algo que já fazíamos. A ideia é muito legal, inovadora, e precisa ser divulgada para que todos possam usufruir. Agora estamos pensando em oferecer caldos à noite, pois todo mundo gosta. Acho que vai ser legal.”

 

Para iniciar o negócio, o idealizador do Foozi lembra que adotou o marketing boca a boca, conversando com síndicos de condomínios para identificar cozinheiros dispostos a participar do projeto. Inclusive, na época ele conheceu o atual sócio, o iraniano Amir Nasiri, que, de cara, aderiu ao empreendimento. Hoje, o Foozi conta com parceiros em quase todos os bairros de BH, além de Nova Lima. “A meta é encerrar este ano operando em todas as regiões da cidade”, espera Zambalde.

 

Serviço Foozi Rua da Bahia, 1.176, Loja 12, Centro – Belo Horizonte www.fooziapp.com

Belas e Panelas Isabela Ferreira, chef de cozinha (31) 99862-1105


COMENTÁRIOS