Empreendedorismo

ONG oferece cursos gratuitos para capacitar moradores da periferia de BH

Organização FA. VELA capacita moradores de comunidades de baixa renda e cria condições de acesso às oportunidades de negócios


FA.VELA/Divulgação
O Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (FA.VELA) é uma organização criada para combater a desigualdade do acesso às oportunidades de crescimento dos moradores de comunidades de baixa renda e trabalhar pela educação empreendedora. Entre as várias atuações do fundo, uma nova etapa está sendo concluída. Estamos falando da jornada de formação dos programas de educação gratuitos, a fim de capacitar empreendedores periféricos. Nessa etapa, foram contemplados 48 negócios em dois programas do FA.VELA: o FA.VELA Resiliente, que tem como objetivo estimular empreendedorismo socioambiental positivo e contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades da Bacia da Lagoa da Pampulha, com atuação no Pindorama e Parque São João, em Contagem; e do programa PIPA Voando Alto!, que oferece capacitação empreendedora para o desenvolvimento humano, com atuação no Morro do Papagaio.

Os programas são apoiados financeiramente pelo Newton Fund e oferecem carga de 100 horas de qualificação para negócios nos aglomerados de Belo Horizonte e região metropolitana. Apoiados pelo programa Resiliente, 35 empreendedores periféricos lideram o desenvolvimento e a garantia da sustentabilidade e o crescimento dos negócios. Já o PIPA conta com 13 pessoas e o apoio da Brazil Fundation. A iniciativa recebe o apoio de 120 voluntários das mais diversas áreas na construção de planos de negócios e de vida por meio de mentorias coletivas e individuais de empreendedorismo, gestão do negócio e marketing.

O FA.VELA conta com financiamento da Brazil Foundation para a execução do PIPA, e do British Council para a realização do FA.VELA Resiliente. O British Council é uma organização do Reino Unido, registrada como instituição de caridade pública a fim de promover relações educacionais e culturais. Ela também é um dos parceiros da Newton Fund no Brasil.

Para a conclusão dos negócios, foi organizada uma edição especial do FALA FA.VELA, um evento que relata casos pessoais de sucesso pelas periferias da cidade. Realizada em 20 de fevereiro, no Centro de Referência da Juventude, essa edição contou com a presença de empreendedores em um ambiente descontraído e informal, que apresentaram a evolução da gestão de seus próprios negócios

O FA.VELA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de trabalhar pela educação empreendedora. O projeto nasceu em 2014, no Morro do Papagaio, por jovens com trajetórias de vida marcadas por experiência pessoal e profissional na periferia, que tiveram acesso à educação formal e lutam para compartilhar seus conhecimentos com os moradores das vilas e comunidades que mantêm viva a economia local.

COMENTÁRIOS