Vendas

Cresça e apareça com o InfoVarejo: inovação para vender o seu 'peixe'

Empresas varejistas apostam em tecnologia como forma de atingir diretamente o público consumidor


InfoVarejo/Divulgação
A tecnologia é uma ferramenta imprescindível quando falamos em varejos. Ela facilita a automatização de processos, logística, métricas, análise de compra e o comportamento do consumidor, o que contribui para que os varejistas identifiquem os produtos e serviços mais assertivos para o público. Por varejo, ou comércio varejista, entende-se a venda de produtos diretamente para o consumidor final, ou seja, as firmas varejistas correspondem ao setor terciário da economia brasileira.

Nesse contexto, um exemplo interessante é a Amazon, considerada a varejista com maior valor de mercado. Avaliada em US$ 98 bilhões, a empresa investe muito em tecnologia e, recentemente, foi considerada a varejista do ano no World Retail Congress 2017. Vale ressaltar que esse congresso, fundado em 2007, é um dos mais importantes eventos do setor varejista do mundo.

Um dos diferenciais que a empresa apresenta é o Amazon Prime, plataforma de serviços e benefícios que já atende mais de 50 milhões de membros. Tal como uma empresa gigante, a Amazon está com a mentalidade no futuro e já estuda formas de trabalhar com a realidade virtual, fornecendo a seus clientes a opção de poder ver esteticamente o produto antes de comprá-lo. Essa estratégia funcionaria muito bem para aqueles que desejam comprar, por exemplo, móveis para a casa. Seria magnífico poder ver como ficaria o sofá na sua sala de estar antes mesmo de adquirí-lo, não é mesmo?

As empresas do ramo varejista de Minas Gerais têm deixado muito a desejar no investimento da tecnologia da informação (TI). Sem contar que muitos empresários veem as inovações como solução e não investem devidamente no treinamento de profissionais, prejudicando o bom desempenho da tecnologia.


TENDÊNCIAS 

 

Com o propósito de fortalecer o mercado varejista, três empresas do segmento de TI – a Avanço Informática, a ATS Especialista em PME e a EAC Software – se uniram para a realização do evento InfoVarejo. Realizado no fim de março, contou com mais de 500 profissionais do ramo dos estados do Sudeste, da Bahia, do Ceará e do Distrito Federal. Além do networking, as palestras avaliaram o mercado e apresentaram tendências. Empresários varejistas de destaque nacional compartilharam o seu conhecimento, como os diretores do Super Nosso, Supermercados BH, Lojas Baby, Óticas Diniz, Friopeças, 1001 Festas e Casa Falci.

O InfoVarejo contou também com uma feira de negócios, na qual vários expositores puderam mostrar seus produtos e inovações, possibilitando, assim, soluções práticas para os empreendimentos de todos os participantes. O trabalho de cooperação entre as três empresas foi responsável pelo sucesso do evento, que já tem a segunda edição confirmada para 17 de março de 2018.


COMENTÁRIOS