Empresa mineira ajuda na criação de hortas urbanas em apartamentos e espaços reduzidos


O engenheiro agrônomo Fernando Godoy não seguiu o rumo tradicional da sua formação. Ao invés de ir para o campo aplicar seus conhecimentos em fazendas imensas, ele decidiu fazer a diferença com a chamada agricultura urbana: ajudando e capacitando pessoas que moram em cidades que pensam que não tem tempo ou espaço para se produzir seus próprios alimentos. Ele fundou a Casa Vida Hortas e Jardins, que faz desde cursos até projetos e implantação de hortas em espaços urbanos e reduzidos.

“A empresa surgiu a partir de uma observação de uma demanda natural das pessoas próximas sobre informações e dúvidas para começarem ou melhorem suas hortas. Percebi esse anseio das pessoas em começar a produzir seus próprios alimentos, a preocupação com o meio ambiente e a segurança alimentar”, contou Fernando. “Nosso objetivo é fortalecer a segurança alimentar da cidade através da agricultura urbana aliada ao paisagismo”, completou.

A Casa Vida trabalha em duas frentes hoje: educação e execução. Na primeira, ministram aulas e oficinas para a comunidade, além de cursos para estudantes e hortas escolares, que aproximam crianças e adolescentes do contato com a terra. “Já teve caso de pais me contarem que o filho passou a comer verduras sem reclamar e com vontade, após colherem o que tinham plantado”, relembrou Fernando.

“Os cursos e oficinas buscam capacitar as pessoas nos fundamentos técnicos básicos para iniciarem ou melhorarem suas hortas e jardins. São divididos em diversos temas, desde a produção de mudas até a etapas de colheita. Incluem também a estruturação de hortas, irrigação com economia de água, plantas medicinais e outros”, detalhou.

Na frente de execução, implementam hortas e criam projetos para quem quer produzir seus alimentos em casa. “Normalmente atuamos em três etapas. Primeiramente realizamos uma visita de consultoria. Em seguida elaboramos um projeto de execução orçado. Se aprovado, iniciamos a execução”, disse. Especialistas em espaços apertados, a Casa Vida já fez hortas em apartamentos, terrenos baldios, escolas, varandas, praças e muitos outros “com criatividade é possível produzir alimentos em quase todos os lugares”, confirmou Fernando.

O próximo curso da Casa Vida está com inscrições abertas: será na Amadoria, no dia 13 de março. Batizado de 'Brincar de Horta', o encontro ensinara fundamentos básicos da horta para crianças e adultos.

COMENTÁRIOS