Estado de Minas BH 120 anos - Especial de aniversário dos 120 anos de Belo Horizonte

13/08/2017

Entornos

Vidas em trânsito entre os locais que fazem da cidade uma Grande BH

BH e as cidades do entorno não apenas se tocam. Elas são engolidas pela proximidade e por uma economia interdependente, fundamentais para satisfazer as necessidades de 5 milhões de habitantes que vivem numa área de 9,4 mil quilômetros de extensão.

Entorno da metrópole, a ligação com Contagem extrapolou os limites. Circulam entre as duas cidades quase 120 mil pessoas por dia. Este é o terceiro maior movimento entre as nove maiores regiões metropolitanas do Brasil. A insegurança nas ruas e a ineficiência do transporte público estão presentes na relação que a assistente financeiro Naiara Dias tem com as cidades pelas quais transita diariamente: BH, seu local de moradia, e Contagem, onde ela trabalha.

Trabalho e estudo. Estes são os dois principais motivadores de deslocamento de moradores entre municípios no Brasil. Na Grande BH, Nova Lima tem o oitavo maior fluxo diário de pessoas em direção à capital. O publicitário Felipe Schepers, de 30 anos, é uma das 13,5 mil que reforçam esse elo entre as cidades.

A babá Maria Pereira Nogueira, de 52 anos, passa um quarto do seu dia indo e voltando do trabalho. De Ribeirão das Neves, onde mora, ao Bairro Buritis, seu local de emprego. A dura jornada é a solução que encontrou para superar os limites do entorno de onde vive.

Expediente

Produção
Lucas Negrisoli
Marta Vieira
Teresa Caram

Vídeo
Alexandre Guzanshe
Larissa Kümpel

Fotos
Alexandre Guzanshe

Arte
Soraia Piva

Edição de vídeo
Larissa Kümpel

Edição de texto
Rafael Alves
Renato Scapolatempore

Animação
Fred Bottrel

Veja aqui a edição deste especial para o jornal impresso