Nos 10 anos que compreenderam entre sua saída dos Beatles e seu assassinato (em dezembro de 1980), John Lennon lançou no total oito álbuns (sendo alguns com Yoko Ono e um póstumo, em 1984).
Give the peace a chance, ainda de 1969, é seu primeiro single de sucesso.
Os destaques da sua discografia são John Lennon/Plastic Ono Band (1970), seu álbum de estreia, com as ótimas Mother e Working class hero. No ano seguinte, Lennon lançou Imagine, com sua canção mais famosa, de mesmo nome. Outros destaques do álbum são Jealous guy e Gimme some truth.
No final de 1971, Lennon lançou o single Happy xmas (the war Is over), outra música de grande repercussão na época. Da mesma forma, Mind games (1973) também recebeu boa atenção da crítica e público, com destaque para a faixa-título.
A morte de Lennon turbinou as vendas de Double fantasy, lançado três semanas antes de sua morte, mas não ofuscam a qualidade do álbum com destaques para (Just like) Starting over, Watching the wheels e a belíssima Woman.
Já George Harrison lançou 12 álbuns após o término dos Beatles, sendo que boa parte da sua produção se concentra até o início da década de 1980. O grande destaque de sua discografia é o álbum All things must pass, lançado em 1970, que apesar dos grandes sucessos My sweet Lord e Ins't a pity, merece ser totalmente apreciado.