Jornal Estado de Minas

OPORTUNIDADE

Inscrições para cursos de tecnologia da Epamig começam no dia 30 de maio

As inscrições para a seleção de alunos para os cursos superiores em Tecnologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) começam na próxima segunda-feira, 30 de maio. Serão 40 vagas para tecnólogo em laticínios no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e 40 para tecnólogo em agropecuária de precisão no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui.





Esta é a primeira vez que os dois institutos ofertam vagas para cursos superiores. O credenciamento das instituições foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE), em dezembro de 2021. O período de inscrições prossegue até o dia 1º de julho. A seleção de alunos será feita por meio da nota obtida por cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2019, 2020 ou 2021. Caso o candidato tenha feito mais de uma edição do ENEM neste período, a maior nota será considerada. 

Os editais estão disponíveis nos sites dos Institutos: EPAMIG ILCT e EPAMIG ITAC. As fichas de inscrição poderão ser preenchidas a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de maio, nos mesmos canais. 


Os cursos


O regime acadêmico será semestral, em tempo integral. As atividades didáticas serão presenciais, com três anos de duração e estágio supervisionado obrigatório (foto: Erasmo Pereira / EPAMIG Ascom )


O curso superior de tecnologia em laticínios objetiva formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados. “O projeto pedagógico mantém como premissa o conhecimento teórico associado às atividades práticas, características que sempre diferenciaram o curso técnico da EPAMIG ILCT”, garante o coordenador pedagógico da Epamig, Frederico Passos.





Já o curso superior de tecnologia em agropecuária de precisão da EPAMIG ITAC será o primeiro com este enfoque no Brasil. “Trata-se de um curso que incorpora conteúdos teóricos e práticos voltados para os mais modernos conceitos da agricultura e da pecuária de precisão. Uma área nova, necessária e inovadora para o agronegócio de Minas Gerais e do Brasil”, avalia Frederico.

O regime acadêmico será semestral, em tempo integral, para os dois cursos. As atividades didáticas serão presenciais, com três anos de duração e estágio supervisionado obrigatório. Por fazerem parte da Rede Pública de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, os cursos serão gratuitos. 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: processoseletivo@epamig.br.