Jornal Estado de Minas

CURSOS DE CAPACITAÇÂO

Startups oferecem cursos para qualificação de pessoas


Cada dia mais, os trabalhadores brasileiros precisam ser capazes de atender às demandas do mercado. Independente do segmento, a qualificação do empregado é indispensável para crescer e conquistar novas oportunidades profissionalmente.





Nesse sentido, diversas edtechs - startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação - e empresas no Brasil trabalham para capacitar essas pessoas. As aulas são ofertadas em diversos formatos, metodologias e os horários são adaptáveis à rotina do aluno.

Confira Edtechs e empresas que oferecem esse serviço

Labenu

A Edtech oferece cursos voltados para a inclusão de pessoas no mercado de tecnologia. A Labenu foca na prática e na execução de projetos, o que o mercado de trabalho exige.
O curso da edtech de tempo integral tem duração de 6 meses. Já para quem só pode cursar no período da noite, a duração é de um ano.
Os cursos da Labenu podem ser realizados mesmo sem conhecimento prévio sobre tecnologia e programação. As aulas são on-line com acompanhamento em tempo real.





EBAC Online

A Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC Online) é uma instituição de ensino parceira da Universidade de Hertfordshire, que oferece mais de 100 cursos on-line.

Os cursos oferecem opções de upskilling úteis para qualquer área de atuação, como os cursos para Excel, Google Planilhas, Liderança Criativa, Experiência do Cliente, Social Media Manager, Copywriting e SEO.

Com conteúdo direcionado para a prática, os cursos são ministrados de maneira assíncrona e têm entre três e oito meses de duração. Os professores EBAC Online são profissionais atuantes no mercado e treinados pela edtech.



Lingopass

Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. A edtech oferece trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno.

A metodologia adaptativa e analítica utilizada permite identificar o perfil dos estudantes e moldar o aprendizado garantindo uma experiência prática e interativa.

A empresa atua no mercado de educação corporativa com soluções para aprendizagem, desenvolvimento profissional e imersão cultural em línguas estrangeiras, como inglês, espanhol e francês, bem como o português para estrangeiros.

Provi

A Provi é uma fintech, tecnologia financeira, de crédito educacional que oferece ferramentas para instituições de ensino financiarem o valor de seus cursos para os alunos.

Hoje, a Provi financia 180 mil estudantes no Brasil, atraindo em média 15 mil alunos novos ao mês.





A Provi usa um algoritmo próprio para fazer a análise de crédito dos alunos. São dois caminhos para o financiamento. No mais tradicional, o aluno paga parcelas fixas até quitar o valor do curso.

O outro é baseado no modelo ISA (Income Share Agreement, ou acordo de compartilhamento de rendimentos), em que não há parcelas definidas: o aluno paga apenas se e quando conseguir uma renda mínima por meio do trabalho.

Sanar

A Sanar é uma startup que oferece soluções para médicos e tem como objetivo democratizar o acesso de estudantes da classe C e D a cursos da área da saúde como veterinária, odontologia e medicina.

Ela oferece diversos produtos dentro do seu programa, como o Sanarflix, plataforma de vídeos on-line com conteúdos dos cursos presenciais para acesso on-line.

Além disso, a plataforma também conta com o Sanar Up, que oferece soluções financeiras para estudantes a partir do 4º ano, com empréstimos a partir de R$ 800 mensais, podendo chegar até R$ 1.600,00.

O objetivo da plataforma é auxiliar os alunos a custear os gastos do curso, promovendo e equidade dentro das universidades.