Jornal Estado de Minas

CARREIRA MILITAR

Sai edital do concurso ESA com 1.100 vagas para sargentos

A Escola de Sargento das Armas divulgou o edital do concurso ESA 2023. A seleção oferece 1.100 vagas para jovens de todo o Brasil ingressarem no Exército, por meio de várias áreas. O documento com as regras do concurso ESA foi divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4/3). 


O total de vagas é destinado  a candidatos de ambos os sexos e são distribuídos da seguinte forma:

Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo. Caso esteja cursando o último ano deste nível escolar, somente será permitida a matrícula no curso se comprovar a conclusão do ensino médio até a data prevista de início da formação.


Requisito de idade:


Também é exigida altura mínima de1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Candidatos da área música deverão comprovar ser possuidor de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos, a ser verificada mediante realização do exame de habilitação musical (Exame de Habilitação Musical) específico do Concurso de Admissão.





Já para os da área da Saúde deverão ter concluído o curso técnico em enfermagem ou curso superior em enfermagem até a data de sua apresentação na Unidade Escolar Tecnológica do Exército. Será preciso apresentar registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Inscrições 

O prazo de inscrição vai do dia 7 de março a 5 de abril, pela internet. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Escola de Sargento das Armas e preencher todo o formulário necessário para cadastro.O valor da taxa de inscrição é de R$95 para todas as áreas e gênero. 

Filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, incapacitados em ação; membros de família de baixa renda; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único); ou doadores de medula óssea.

Provas 

A primeira etapa, composta pelas provas objetiva e de redação, está agendada para acontecer no dia 4 de setembro de 2022, domingo, para todos os participantes.

A prova objetiva poderá ser dividida em até seis partes, de acordo com a área pretendida pelo candidato, sendo:

Será aprovado no exame o candidato que conseguir obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.


Na redação, será necessário alcançar nota igual ou superior a cinco.

Os aprovados serão convocados para as demais etapas, que serão compostas por: