(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Instituto Rio Branco divulga resultado das provas discursivas do concurso para diplomatas

Recursos poderão ser interpostos entre 3 e 4 de agosto


02/08/2021 11:47

(foto: CB/D.A Press)
(foto: CB/D.A Press)
O Instituto Rio Branco divulgou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2/8), o resultado provisório da segunda fase, referente ao concurso público de Admissão à Carreira de Diplomata que oferece 25 vagas para diplomatas. Confira aqui! 

Os candidatos poderão ter acesso às provas escritas da Segunda Fase e aos espelhos de avaliação das referidas provas e interpor recurso contra o resultado provisório na Segunda Fase no período compreendido entre as 8 horas de 3 de agosto de 2021 e as 23 horas e 59 minutos de 4 de agosto de 2021, exclusivamente por meio do Ambiente do Candidato, no endereço eletrônico https://www.iades.com.br. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

Segunda fase - Provas de língua portuguesa e inglesa 

A prova escrita de língua portuguesa foram aplicada nas capitais onde houveram candidatos aprovados na primeira fase, na data provável de 10 de julho de 2021, e teve duração de 5 horas, com início às 14 horas. 

Já o exame de língua inglesa, foi realizado em 11 de julho de 2021, e teve duração de 5 horas, com início às 14 horas.

As respostas aos recursos contra o resultado provisório na Segunda Fase, o resultado final na Segunda Fase e a convocação para a Terceira Fase serão divulgados no site da banca e publicados no Diário Oficial da União, na data provável de 20 de agosto de 2021. 

Terceira fase 

As provas da terceira fase são escritas e são compostas por história do Brasil, política internacional, geogradia, economia, direito, língua espanhola e francesa.
 
As provas escritas terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Segunda Fase, nas datas prováveis de:

a) 27 de agosto de 2021: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;

b) 27 de agosto de 2021: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;

c) 28 de agosto de 2021: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;

d) 28 de agosto de 2021: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;

e) 29 de agosto de 2021: Prova de direito, iniciando-se às 9 horas; e

f) 29 de agosto de 2021: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas. [...]

Os resultados provisórios da Terceira Fase serão divulgados no site da banca, na data provável de 14 de setembro de 2021.

O candidato, que desejar interpor recurso contra o resultado provisório nas provas da Terceira Fase, disporá do período compreendido entre as 8 horas de 15 de setembro de 2021 e as 23 horas e 59 minutos de 16 de setembro de 2021.

As respostas aos recursos contra o resultado provisório na Terceira Fase, o resultado final na Terceira Fase, a convocação para a perícia médica dos candidatos, que se declararam com deficiência, e a convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos, que se autodeclararam negros, serão divulgados no site da banca, na data provável de 29 de setembro de 2021, e publicados no Diário Oficial da União. 

Perícia médica 

A perícia médica será realizada aos candidatos que se declararem com deficiência, na cidade de Brasília/DF, às expensas do candidato, na data provável de 4 de outubro de 2021. 

O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado provisório na perícia médica, a ser divulgado no site da banca, na data provável de 6 de outubro de 2021, disporá do período provável compreendido entre as 8 horas de 7 de outubro de 2021 e as 23 horas e 59 minutos de 8 de outubro de 2021.

Procedimento de heteroidentificação

 Se aprovado na Terceira Fase, o candidato que tiver optado, no ato da inscrição, por concorrer às vagas reservadas nos termos da lei nº 12.990/2014, ainda que tenha obtido nota suficiente para aprovação na ampla concorrência ou nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, respeitados os empates na última colocação, deverá comparecer perante comissão de heteroidentificação, designada especificamente para este concurso pela Conselheira do quadro de pessoal do Ministério das Relações Exteriores, no uso das atribuições que lhe foram conferidas por portaria de delegação de competência da Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, na cidade de Brasília/DF, às expensas do candidato, na data provável de 4 de outubro de 2021.

O resultado provisório do procedimento de heteroidentificação, do qual constarão os dados de identificação do candidato, a conclusão do parecer da comissão de heteroidentificação e as condições para exercício do direito de recurso pelos interessados, será divulgado no endereço eletrônico https://www.iades.com.br, na data provável de 6 de outubro de 2021.

O candidato, que desejar interpor recurso contra decisão da comissão de heteroidentificação, disporá do período provável compreendido entre as 8 horas de 7 de outubro de 2021 e as 23 horas e 59 minutos de 8 de outubro de 2021 e deverá seguir as instruções do item 12 do edital nº 1, de 29 de junho de 2020.

Resultado final 

O resultado final no concurso, condicionado à realização dos procedimentos descritos nos itens 9 e 10 do edital nº 1, de 29 de junho de 2020, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico https://www.iades.com.br, na data provável de 14 de outubro de 2021. 

O concurso 

De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatops com deficiência. O concurso é realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). 

A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)