Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO

Avon e Indique Uma Preta estão abrem inscrições para estagiárias negras

O processo seletivo vai promover uma atividade de capacitação para mapear e contratar talentos para posições de estágio na Avon. Inscrições até 30 de junho


29/06/2021 15:15 - atualizado 29/06/2021 15:14

O compromisso da Avon é um plano de ação que visa ampliar a empregabilidade de pessoas negras e a sua presença em cargos de liderança(foto: TréVoy Kelly/Pixabay )
O compromisso da Avon é um plano de ação que visa ampliar a empregabilidade de pessoas negras e a sua presença em cargos de liderança (foto: TréVoy Kelly/Pixabay )


Com o objetivo de expandir a potência de mulheres negras por meio do desenvolvimento e conexão com o mercado de trabalho, a Avon e a consultoria Indique Uma Preta se uniram para lançar o Sou Potência, um programa de capacitação que tem como objetivo promover o desenvolvimento de estudantes negras, além de selecionar estagiárias que serão contratadas pela multinacional ao final do projeto.

"Esse programa é muito significativo para nós, que somos uma empresa liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres negras. Desenvolver um processo seletivo focado neste grupo é celebrar, protagonizar e contar nossa própria história", afirmam Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, sócias cofundadoras da consultoria.

O Sou Potência é uma criação da Indique Uma Preta. Com o aumento da vulnerabilidade da população negra, principalmente das mulheres negras, frente à pandemia de COVID-19, o programa propõe um olhar focado na potência intelectual e criativa desse público.

Segundo a pesquisa Potências (in)visíveis, realizada pela consultoria em parceria com a BOX1824, a educação sempre foi uma prioridade para as mulheres negras.

É por isso que, diferente de um processo seletivo tradicional, o Sou Potência viabiliza a capacitação dessas mulheres durante o processo seletivo, estabelecendo uma troca horizontal entre elas e as lideranças da Avon, ao mesmo tempo que traz a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

O processo seletivo contará com uma etapa de recrutamento e seleção conduzida pela Indique Uma Preta. Depois disso, as finalistas participam de um evento com duração de quatro dias, que contará com experiências de desenvolvimento que apoiarão o mapeamento e a contratação de talentos para as posições de estágio abertas na Avon.

Além disso, as que não forem contratadas ficarão no banco de talentos da Indique Uma Preta e da Avon para futuras oportunidades.

"O Sou Potência traz o olhar para a importância de reconhecer e valorizar o repertório das estudantes e proporcionar aprendizados que sejam relevantes para a vida profissional de todas as candidatas. Por meio do grupo de trabalho construído a partir da nossa parceria com a Indique Uma Preta, queremos investir na capacitação e estimular a troca de experiências entre elas", comenta Daniella Moura, diretora de RH da Avon.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho pela plataforma da Indique Uma Preta na Gupy: https://soupotencia.gupy.io .

As seleções para as quatro vagas de estágio exclusivas para mulheres negras nas áreas de marketing, finanças e compras em São Paulo e logística no Centro de Distribuição de Simões Filho, na Bahia, irão ocorrer até o fim de julho. Para participar, as candidatas devem ter formação prevista para dezembro de 2022 ou dezembro de 2023.


Compromisso antirracista


A busca por mais equidade racial na Avon é um propósito que vem sendo colocado em prática na companhia há cinco anos e que foi fortalecido em 2020 com a divulgação do Compromisso Antirracista da empresa, elaborado pelos times de RH e por colaboradores da Rede pela Diversidade - grupo criado com foco em conscientizar e debater a diversidade na companhia.

O compromisso é um plano de ação que visa, entre outros pontos, ampliar a empregabilidade de pessoas negras e a sua presença em cargos de liderança, acelerar a inovação nos produtos para que representem toda a diversidade da beleza brasileira, além de amplificar as vozes de mulheres negras por meio de suas campanhas.

Alguns dos objetivos estabelecidos no Compromisso Antirracista incluem a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030, a contratação de pelo menos 50% de pessoas autodeclaradas negras em processos seletivos e o aumento do número de colaboradores negros nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas - onde há menor representatividade negra na empresa.

Além disso, a Avon aposta no letramento e sensibilização de equipes em prol da equidade racial e no incentivo ao empreendedorismo negro feminino.

Mais informações sobre a Avon: https://www.avon.com.br

Indique Uma Preta: 


Consultoria especializada em diversidade & inclusão racial, conecta pessoas negras (mulheres e homens) ao mercado de trabalho. Tem atuação no campo da comunicação estratégica e serviços de RH, conscientizando organizações para construir espaços diversos e incluir profissionais negros.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade