Publicidade

Estado de Minas

Seleção do IBGE tem novo horário de prova para agente de mapeamento

A retificação foi publicada no Diário Oficial da União.


23/04/2021 08:30


(foto: IBGE/DIvulgação)
(foto: IBGE/DIvulgação)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novo horário de aplicação das provas do concurso para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento. A retificação foi publicada no Diário Oficial da União.

Conforme comunicado, a prova objetiva será realizada nos municípios e datas já previstas, mas o horário foi alterado para 14h às 18h. Anteriormente, o exame estava previsto para ocorrer entre 13h e 17h. 

A seleção faz parte dos processos seletivos divulgados pelo Instituto e que juntos oferecem 6.500 vagas e são organizados pelo Cebraspe e IBFC.

Vagas distribuídas em quatro editais 

As 6.500 vagas temporárias são para todos os estados do país, em mais de 500 municípios, e estão distribuídas em quatro editais. As inscrições puderam ser feitas até 26 de março pelo site das bancas organizadoras.

São oferecidas 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento, 552 para Supervisor de Coleta e Qualidade, 300 para Agente de Pesquisas por Telefone e 25 para Supervisor de Pesquisas, sendo as duas últimas funções apenas para o município do Rio de Janeiro (RJ). Essas oportunidades são para trabalhar nas pesquisas que constam no calendário de divulgação mensal do IBGE.

A seleção consiste em uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha envolvendo conhecimentos gerais e específicos.

As provas estão previstas para 2 maio, para os editais com vagas em todos os estados, e 9 de maio, para os editais com oportunidades apenas para o Rio de Janeiro. Segundo o IBGE, todas as etapas seguirão os protocolos sanitários de prevenção da covid-19. Saiba mais sobre os certames! 

Suspensa seleção com mais de 200 mil vagas

Após ter orçamento cortado para o Censo 2021, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou a suspensão das provas referentes ao processo seletivo com mais de 200 mil vagas. A informação foi divulgada em nota, publicada em 6 de abril. Veja:

“Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.

O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.”

Com um orçamento previsto de R$ 2 bilhões, o Censo sofreu um corte de R$ 1,76 bilhão, segundo o parecer final apresentado pelo relator-geral da Comissão Mista Orçamentária (CMO) do Congresso Nacional.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade