Jornal Estado de Minas

PMPR adia data da prova de concurso com 2.400 vagas para soldados

Atenção, concurseiros! As provas do concurso público da Polícia Militar do Estado do Paraná com 2.400 vagas foram remarcadas para 13 de junho de 2021. A informação foi publicada no site da corporação.



Segundo o documento, a medida vista garantir que o certame seja conduzido com a segurança necessária, sem prejuízos à isonomia e em observância aos protocolos de biossegurança determinados pelas autoridades sanitárias, em decorrência da pandemia de covid-19.

A PMPR informou também que a data da Prova de Conhecimentos e as datas das demais etapas do Concurso Público poderão ser alteradas em decorrência das medidas de prevenção contra a covid-19.

O Concurso

 

São 2400 vagas abertas, sendo 2 mil para soldado policial militar e 400 para soldado bombeiro militar. Os postos exigem nível médio de formação escolar.

 

De acordo com o edital, o salário varia de R$ 1.933,63 a R$ 4.263,67. Para concorrer ainda é necessário ter no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia de inscrição. 

 

Os aprovados a PM poderão ser lotados em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel; já os classificados a bombeiro poderão trabalhar em Curitiba, Londrina e Cascavel. 





 

O núcleo de concurso da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) é a banca organizadora da seleção. 

Fases do concurso 

Os candidatos inscritos serão submetidos a prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Os testes terã duração máxima de cinco horas, e serão feitos preferencialmente nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

 

Serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa, raciocínio matemático, geografia, história, informática e legislação. 

 

Haverá ainda provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, constituída por exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social. 

 

Segundo a banca organizadora do concurso, porém, as datas das etapas poderão ser alteradas em decorrência das medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do COVID-19, conforme estabelece o subitem 20.4 do edital de abertura. 

audima