Jornal Estado de Minas

IFB lança seleção com vagas de nível superior; salário de R$ 4,6 mil

O Instituto Federal de Brasília (IFB) divulgou novo edital para processo seletivo simplificado com oferta de 16 vagas temporárias de nível superior de formação escolar. Todas as chances são destinadas para o preenchimento do cargo de tradutor/intérprete em Língua Brasileira de de Sinais/Português (Libras). 



Serão 40 horas semanais e a remuneração chega a R$ 4.638,66, conforme titulação e prova prática. Para concorrer é necessário ter bacharelado em letras - Libras ou licenciatura em letras ou curso superior %2b certificação de proficiência em tradução e interpretação de Libras. 

A oportunidade é para trabalho em qualquer uma das dez unidades do Instituto nas regiões administrativas do Distrito Federal, e o contrato terá validade de até 24 meses, a contar da homologação do resultado do edital. 

O edital reserva 5% das vagas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. 

Para os interessados em se candidatar à vaga, o período de inscrição será aberto entre 12 e 28 de junho. A documentação exigida no ato da inscrição deverá ser digitalizada em formato PDF e encaminhada para endereço eletrônico selecaotilstemporario@ifb.edu.br. Confira: 

a) Ficha de inscrição preenchida, digitalizada em formato PDF e encaminhada com a documentação;

b) original digitalizado dos documentos de identidade/RG, cadastro de Pessoa física/CPF e título de eleitor com os comprovantes da última votação;

c) original digitalizado do Certificado de Reservista para candidatos do sexo Masculino;

d) original digitalizado do Diploma; ou da Declaração  de  Curso  ou  da Certidão de  Conclusão  da  formação exigida;

e) original digitalizado do histórico escolar da formação exigida;

Libras/Português: carteira  de trabalho e  previdência social (CTPS), declaração que comprove experiência profissional, contratos de experiência, diplomas e certificados.


g) currículo Lattes atualizado nos últimos três meses (disponível para preenchimento no endereço eletrônico https://lattes.cnpq.br).

O trabalho dos tradutores e intérpretes do IFB envolve a comunicação dos estudantes surdos, professores e ouvintes em sua rotina acadêmica. As atividades serão desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços escolares. 

Confira aqui o edital completo.