Jornal Estado de Minas

Funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, diz pesquisa

A qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.





“Não existe uma fórmula certa para a felicidade. Cada empresa tem suas particularidades. Por isso, antes de tudo, é preciso entender a proposta da organização e o perfil dos colaboradores para chegar a uma ideia de ambiente ideal. E isso é uma grande dificuldade”, explica Emerson Dias, coach, consultor de carreira e diretor de liderança e gestão de pessoas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Pensando em como colocar essa lição em prática, o especialista identificou quatro estratégias para criar um ambiente acolhedor e ter uma equipe feliz:

 

Realizar uma pesquisa de clima organizacional

Ouvir o que cada funcionário tem a dizer é importante para estabelecer uma relação de confiança, conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente da empresa. A pesquisa pode envolver questões relacionadas a salários, oportunidades, condições de infraestrutura etc. "Mais importante ainda do que fazer a pesquisa é estar disposto a trabalhar verdadeiramente com o que vier de resultado", ressalta.

 

Envolver colaboradores

Ao se sentir parte da empresa, os funcionários trabalham melhor e são mais felizes. Por isso, deixá-los mais próximo dos líderes e mostrar que sugestões são bem-vindas é um bom caminho. “Envolver os colaboradores na construção da pesquisa de clima, por exemplo, já é um bom começo. Isso inclui ir a campo, conversar com as pessoas, coletar os pontos mais importantes e considerá-los no formulário”, diz.

 

Criar um ambiente agradável Invista em uma boa iluminação, móveis confortáveis e uma decoração que desperte o interesse dos colaboradores. São medidas fáceis e rápidas de implementar, mas que trazem grandes resultados, tanto de curto como de médio e longo prazos. 





 

Reconhecer as conquistas Comemorar e reconhecer uma negociação bem-sucedida, uma grande venda ou qualquer outra conquista dos colaboradores é uma maneira de demonstrar gratidão. “Premiações sempre motivam os funcionários. Mas, em vez de manter um padrão, procure individualizá-las. Se o colaborar premiado irá se casar, pode precisar de um bônus em dinheiro para mobiliar a casa, e não de um celular novo. Já aquele que está em busca de um aperfeiçoamento de uma língua, pode se sentir muito mais feliz ganhando um curso de idiomas”, sugere.

audima