(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADE

Como conseguir aumento salarial em tempos de crise

Especialista ensina como gestores e colaboradores devem agir diante da situação


postado em 05/08/2019 11:26 / atualizado em 05/08/2019 11:26

É preciso sabedoria na hora de pedir aumento salarial(foto: Joel santana Joelfotos/Pixabay )
É preciso sabedoria na hora de pedir aumento salarial (foto: Joel santana Joelfotos/Pixabay )


É muito difícil conviver e principalmente manter colaboradores descontentes em uma empresa, especialmente se o motivo for o valor do salário. E diante de economia instável, torna-se um desafio reajustar valores sem pensar nas consequências. Ainda assim, é importante ouvir a equipe e conversar quando surge esse assunto.

Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, autor e palestrante, explica quais são as circunstâncias ideais para pedir um aumento e também para ceder, seja como chefe ou no próprio RH. "Qualquer pedido de aumento deve ser estrategicamente pensado de acordo com os resultados que o colaborador traz. Se a resposta para o pedido for negativa, é preciso entender quais são os motivos. Pode ser que não seja o melhor momento ou a empresa esteja passando por dificuldades."


Fazer diferença para o negócio


Portanto, destaca Alexandre Slivnik, para pedir um aumento salarial é necessário compreender como o trabalho está beneficiando a empresa, e caso não esteja, aumentar o ritmo para que esse processo seja mais fácil. "Mostrar resultados gera reconhecimento, que ajuda bastante no momento de fazer o pedido."

O especialista também fala sobre a relação de chefes e funcionários. Para Alexandre Slivnik, é fundamental reconhecer quando um colaborador faz grande diferença para o negócio. "O líder deve ser racional, pensar antes de tudo na situação da empresa, mas seja o empregado indispensável ou não e independentemente da resposta, precisa ser franco e dizer também as razões."

Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, diz que o aumento ocorre quando a empresa reconhece que alcançará resultados ainda melhores com aquele colaborador(foto: Arquivo Pessoal)
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, diz que o aumento ocorre quando a empresa reconhece que alcançará resultados ainda melhores com aquele colaborador (foto: Arquivo Pessoal)


O aumento da remuneração ocorre a partir do momento em que a empresa reconhece uma possibilidade de o trabalhador trazer resultados ainda melhores. "Sem a motivação necessária, a situação pode ficar cada vez mais insustentável para todos os envolvidos no processo."

A falta de valorização também pode ser um problema para o funcionário, por isso, Alexandre recomenda que, caso a resposta seja repetidamente negativa, "talvez seja uma boa ideia trocar de ares e procurar um novo trabalho".

O especialista listou um passo a passo para quem está vivendo essa situação

1– Peça para o seu líder, por meio de um contato pessoal, um momento na agenda dele. Essa conversar deve ser em um ambiente tranquilo e reservado.
 
2 – Construa uma proposta efetiva. Não diga que recebeu convite para trabalhar em outro lugar ou muito menos alegue motivos pessoais, como compra de casa, nascimento de filho.

3 – Avalie como foi a sua produtividade e pontue suas principais conquistas.

4 – Comente sobre seus planos e fale o que pretende apresentar como resultados para os próximos meses.

5 –
Caso a resposta seja positiva, agradeça e mostre seu empenho e comprometimento com os valores da empresa. Mas caso não consiga o desejado aumento, peça ao seu líder que mostre como você pode melhorar e o que pode fazer para, futuramente, obter o ajuste salarial merecido.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)