De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2019, 31,8% dos desempregados no Brasil estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Se por um lado o desemprego é alto, por outro lado, existem iniciativas que buscam apoiar esse jovem a entrar no mercado de trabalho.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a "Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" e um dos objetivos definidos é o aumento substancial do número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. "Sabemos que existe uma barreira para os jovens entrarem no mercado de trabalho, principalmente pela falta de experiência e de oportunidades. Oferecer essa bagagem aos jovens é a proposta do projeto "Jovens profissionais", que o Instituto Unimed-BH e a área de RH da cooperativa desenvolvem em parceria com a Junior Achievement de Minas Gerais – organização que atua com educação empreendedora em mais de 120 países", afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
O projeto "Jovens Profissionais" tem o objetivo de desenvolver o empreendedorismo entre os mensageiros internos e menores aprendizes que atuam na Unimed-BH, além de jovens com idades entre 16 e 18 anos indicados pelos colaboradores e terceiros que trabalham na cooperativa.
Em 2017, o projeto reuniu 36 participantes. Em 2018, foram quase 60 beneficiados. Em 2019, o número chegou a 74 jovens. De 2006 a 2018 foram 449 jovens beneficiados pelo projeto.
O projeto tem duração de seis meses, com encontros presenciais. As atividades sempre ocorrem aos sábados de manhã, na sede da Unimed-BH, no Bairro Funcionários, e são conduzidas por colaboradores voluntários, que também são capacitados pela Junior Achievement.
Durante o projeto, os jovens passam por vários módulos, como o miniempresas, com metodologia da Junior Achievement, além dos módulos inovação, sustentabilidade, orientação vocacional e aulas de português com foco no ENEM.
Aprendizado na prática
A edição de 2019 do projeto teve início em março e, desde então, os jovens são estimulados e desafiados. No módulo miniempresa, por exemplo, eles são incentivados a criar e a gerenciar uma empresa. A tarefa inclui desde a criação do nome, plano de negócios, criação dos departamentos, além da definição dos papéis de cada membro da equipe.
Divididos em duas turmas, os participantes dessa edição idealizaram duas miniempresas: A Aroma essential, que comercializa um aromatizador em spray, que pode ser usado em carros, ambientes da casa e até comerciais, e a Rolling safe, que vende um acessório para celular que se prende à roupa e facilita o movimento na hora de fazer uma selfie e ainda funciona como antifurto. Em dia 29 de junho, os jovens participaram de uma feira de miniempresas que a Junior Achievement promoveu, no Minas Shopping. No dia 15 de julho, eles participam de outra feira, dessa vez voltada para o público interno da Unimed-BH.
Para um dos participantes, essa iniciativa tem mudado a sua vida.
Cristian garante que todo esse aprendizado também mudou sua vida. "Se não fosse o "Jovens profissionais", eu passaria as manhãs de sábado dormindo até tarde, sem fazer nada demais em casa. Estou ganhando muito aprendizado e novos amigos."
.