Jornal Estado de Minas

Carreira

Como lidar com conflitos de comunicação entre gerações



A comunicação no trabalho se torna uma tarefa cada vez mais complicada, em função da mistura de culturas em um só ambiente. Entretanto, ela é uma das mais importantes ferramentas que garantem a sinergia entre os funcionários e o ambiente empresarial, proporcionando maior qualidade e produtividade na oferta de serviços.

Marcelo Furtado, CEO da Convenia, empresa de HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas, a mistura de gerações e personalidades no mercado, por outro lado, acaba trazendo grandes desafios para líderes e gerentes, que se veem num cenário cada vez mais diversificado e confuso.

Entenda a importância da comunicação no trabalho

Em muitas empresas, avisa Marcelo Furtado, principalmente as mais tradicionais e com cargos altamente seniors, baby boomers, integrantes das gerações X e millenials trabalham juntos e a fluidez na comunicação no trabalho se torna um fator ainda mais importante, tendo em vista que os métodos e preferências de cada um desses grupos é extremamente variado. "Com isso, é justamente a comunicação que sai prejudicada, atrapalhando o desenvolvimento das tarefas dos colaboradores que precisam trabalhar em conjunto com parceiros de outra geração e visão."

Conforme Macelo Furtado, boa parte dos conflitos se dá pela diferença de preferências na hora de estabelecer contato no dia a dia, e um dos exemplos mais clássicos dessa briga está na luta entre o "cara a cara" e as mensagens escritas.
 
Para o CEO, enquanto "a grande maioria da força de trabalho das gerações mais antigas ainda tem o telefone e as reuniões presenciais como principal opção de contato, os novos profissionais encontram em e-mails e mensagens de texto as suas melhores referências de comunicação. Isso pode causar conflitos que vão desde funcionários se sentindo desrespeitados, até a perda de prazos e tarefas por mal-entendidos".

Saiba como melhorar a comunicação no trabalho

- Foto: Antenna/Unsplash

Com ambientes de trabalho cada vez mais informais, Marcelo Furtado destaca que a força de serviço mais antiga se vê perdendo espaço e precisando se adaptar aos novos meios tecnológicos de comunicação. "Para as novas gerações, a tarefa pode ser mais simples, entretanto, para boa parte dos colaboradores acima dos 50 anos, ela pode ser bastante desafiadora."

Para solucionar a questão, lembra Marcelo Furtado, cabe à liderança manter o pulso firme e promover ações que alinhem o pensamento e, consequentemente, o entendimento das equipes.

Para isso, ele dá algumas dicas que ajudam a mitigar a dificuldade de comunicação entre as gerações de profissionais.

– Escolha um canal oficial de comunicação
Optar por um canal oficial e seguro para repassar as informações do que ocorre na empresa é fundamental. Todos os colaboradores devem ter acesso aos avisos, colaborando para que o trabalho em equipe seja muito mais eficiente. Isso faz com que diversas falhas graves na comunicação interna sejam evitadas, sem contar que muitas mensagens podem ser automatizadas, facilitando ainda mais a vida dos gestores.

– Dê feedbacks
Um bom feedback é enriquecedor para o desenvolvimento profissional dos funcionários. Em um ambiente onde a comunicação é valorizada, essa ferramenta deve fazer parte do dia a dia.
Com um diálogo construtivo e adequado, o retorno dos líderes permite corrigir falhas e melhorar cada vez mais os processos da organização, o que colabora para o reconhecimento dos serviços prestados.

– Seja um bom ouvinte
Saber escutar, mais do que simplesmente falar, é essencial para atingir melhores níveis de compreensão das diferentes ideias dentro da empresa. Além do mais, é interessante desenvolver a empatia e demonstrar ao colaborador que você está dedicando seu tempo para criar um vínculo de confiança. O interlocutor, nesse caso, se sente muito mais seguro e disposto a ouvir quando for a sua vez de falar.

– Faça o discurso no momento certo
É muito importante cuidar bem da maneira como você se comunica diante da equipe, uma vez que um discurso autoritário ou agressivo pode acabar passando uma imagem grosseira. Por isso mesmo, preste bastante atenção para que o seu tom de voz esteja de acordo com o momento em que for proferido, e evite ao máximo usar palavras negativas quando for expressar algum insight ou crítica para o time.

– Use e abuse da objetividade
Atualmente, muitas informações chegam até nós de forma ágil e veloz, porém, isso pode atrapalhar a forma como nos comunicamos com os outros. Portanto, para manter a eficácia e evitar retrabalho no ambiente empresarial, use e abuse da objetividade quando for enviar lembretes aos colaboradores. E isso também deve valer para todos os canais utilizados, como e-mails, telefonemas, avisos verbais etc.

– Fale de acordo com os perfis
Lembra de que a diferença geracional pode acabar oferecendo diversos desafios para os gestores? Isso explica a necessidade de desenvolver a habilidade de se comunicar com pessoas diferentes dentro de um mesmo espaço. Por isso, pare e observe qual é o perfil predominante da equipe, e se as ferramentas que você tem utilizado têm sido aproveitadas pelos funcionários.

É interessante, inclusive, enfatiza Marcelo Furtado, organizar treinamentos que tratem sobre o tema, para que o time também possa se adequar diante das diferenças presentes na organização.
"Sem dúvidas, elaborar meios para que uma boa comunicação no trabalho exista é uma das principais dificuldades dos líderes em um ambiente empresarial. Porém, contando com persistência e dedicação, qualquer possível falha que venha a ocorrer pode, facilmente, ser contornada pelos gestores, que estarão cada vez mais informados e responsivos."


.