Jornal Estado de Minas

Emprego

Banco abre inscrições para programa de trainee 2019 com salário de R$ 6.700




O Santander lança o programa de trainee de 2019. O banco busca recém-formados que tenham concluído o curso a partir de dezembro de 2017 ou universitários que se formem até dezembro de 2019, de qualquer universidade brasileira e área de conhecimento.

Segundo a vice-presidente de recursos humanos do Santander, Vanessa Lobato, espera-se que esses jovens sejam as futuras lideranças da organização, se engajem e que ajudem a responder perguntas que sequer foram feitas. "Nosso foco é encontrar pessoas que verdadeiramente têm fit cultural com o banco e que participem da construção de uma organização comprometida com seus clientes e com a sociedade."

O processo, que será realizado em parceria com Cia de Talentos, buscará selecionar profissionais comprometidos, que enfrentem obstáculos, tenham espírito empreendedor e que sejam propositivos. O candidato precisará demonstrar atenção genuína na relação humana, o que demanda um perfil de servir, cuidar, estar próximo e ter atenção ao outro.

O processo seletivo será dividido em cinco etapas. A primeira (inscrição) e segunda etapas já inserem o candidato na jornada de seleção on-line. A terceira envolve entrevista e dinâmica on-line em grupo, e as duas etapas finais terão foco em aprofundar os conhecimentos sobre o Santander, com cases de negócio presenciais. Importante: os custos de deslocamento para as últimas etapas são de responsabilidade do Santander.

Serão selecionados entre 20 e 30 candidatos, que iniciarão as atividades em dezembro deste ano, numa das melhores empresas para trabalhar no Brasil e na América Latina, segundo o GPTW (Great Place To Work). Não é necessário ter experiência profissional anterior.
O programa tem duração de 12 meses. Os admitidos participarão de ações com conteúdos técnicos e comportamentais e farão job rotation com atuação em projetos estratégicos. Sempre com a coordenação do RH e com o suporte de executivos do banco que atuarão como mentores.

Ainda de acordo com Vanessa Lobato, os selecionados terão um grande impulso em suas carreiras. "Serão estimulados e desenvolvidos durante um ano com o que há de melhor para que de fato possam se tornar futuras lideranças. E queremos fazer isso abraçando a diversidade acadêmica, de gênero, de raça e de regionalidade. Nossa intenção é ter ao menos um representante de cada região do Brasil aprovado."

Atualmente o banco conta com 30 trainees selecionados em 2018. Os cinco com melhor performance durante o programa receberão uma bolsa de estudos para um curso de uma semana na Babson College, em Boston, previsto para julho de 2020.

Para Tayna Campista, de 25 anos, formada em engenharia agronômica, ser trainee é uma enorme oportunidade para se aperfeiçoar.
"Recebemos uma grande imersão da cultura e conhecimentos técnicos como gestão de projetos, metodologia ágil, desing thinking, mercado financeiro, economia, entre outros treinamentos que podemos escolher de acordo com nossos interesses. O programa se preocupa muito em nos deixar livres para trilhar o caminho dentro do Santander, independentemente da área de formação. Para mim, o que mais me motivou foi a possibilidade de conhecer áreas diferentes do banco antes de escolher a alocação final, visto que estou conhecendo um universo novo e revisitando meus interesses e aptidões. Já atuei com atacado e varejo e, a todo momento, tenho colocado em prática a atitude de dono e desenvolvendo novas habilidades técnicas e pessoais com colegas e mentores."
 
Lilian Lacerda, de 28 anos, graduada em psicologia, nunca pensou que passaria num processo de trainee por acreditar que só candidatos com inglês fluente, oriundos das mais renomadas universidades do país e com bagagem internacional seriam aceitos. "Eu me surpreendi, pois não me enquadro em nenhum desses critérios. O Santander compreendeu que, se almeja ser um banco melhor, precisa ser diverso e para melhor refletir a sociedade seria necessário eliminar algumas exigências para abrir a oportunidade para mais pessoas", elogia.

Conforme ela, essa oportunidade mudou a perspectiva da carreira. "Ela me abriu inúmeras possibilidades. Sinto que estou desenvolvendo o meu lado profissional e amadurecendo graças à mentoria. Percebo que posso ser quem eu sou, o que para mim era difícil por ter vindo de uma realidade diferente da maioria.
Minha mentora está sempre ao meu lado, buscando extrair o melhor de mim ao enfrentar as adversidades dentro do trabalho, e me lembrando para não esquecer o meu passado e usá-lo como combustível para o meu futuro. Tenho a percepção de que, após entrar no Santander como trainee, estou dando passos largos em direção aos meus objetivos de vida e de carreira."

Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto pelo site 
www.grupociadetalentos.com.br/traineesantander .

Os aprovados contam com um salário de R$ 6.700,00 e benefícios como plano de saúde, odontológico, vale-refeição e alimentação, participação nos lucros, previdência privada, entre outros.


.