(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marinha lança edital com 180 vagas para formação de oficiais

As provas de conhecimentos acontecerão em agosto


postado em 28/05/2019 11:02 / atualizado em 29/05/2019 17:32

(foto: Divulgação/Marinha )
(foto: Divulgação/Marinha )
A Diretoria de Portos do Comando da Marinha divulgou, nesta terça-feira (28/5), edital de um novo processo seletivo para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM 2020), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro/RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém/PA. São oferecidas, ao todo, 180 vagas, sendo 100 para o primeiro e 80 para o segundo local mencionado respectivamente. 

Podem se candidatar brasileiros natos, de ambos os sexos, com idade mínima de 17 e máxima de 23 anos completados até 1º de janeiro de 2020. É necessário ainda ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até 27 de janeiro também de 2020. 

Entre os dias 30 de maio a 16 de junho as inscrições estarão abertas e devem ser feitas pelo site www.marinha.mil.br

Cronograma da seleção (foto: Reprodução DOU )
Cronograma da seleção (foto: Reprodução DOU )
O edital simplificado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nele consta que em 17 e 18 de agosto serão aplicadas as provas de conhecimentos, haverá ainda seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação e de verificação de documentos. 


Exame de suficiência física 

Os candidatos só serão convocados para exame de suficiência física se aprovados na inspeção de saúde. O candidato será considerado aprovado se conseguir:

para os homens:

  • correr 2.300 m (dois mil e trezentos metros) no tempo máximo de 12 minutos; e
  • nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

para as mulheres:

  • correr 1.900 m (mil e novecentos metros) no tempo máximo de 12 minutos; e
  • nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos e 20 segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

O curso 

A matrícula no curso deverá ser feita em 27 de janeiro do ano que vem. Segundo a Marinha, na EFOMM são formados oficiais em duas opções de curso: o de náutica e o de máquinas. Em ambos, os alunos estudam em regime de internato durante três anos. 

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º tenente. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)