Jornal Estado de Minas

Aeronáutica divulga locais de prova do concurso com 227 vagas para sargentos

Foram divulgados os cartões de inscrição com os locais de realização das provas escritas do concurso público da Aeronáutica. Ao todo são 227 vagas para o cargo de sargentos. Os inscritos no certame já podem conferir pelo site. De acordo com a assessoria do órgão, uma média de 36 mil candidatos estão inscritos no certame. 

Seleção

As provas escritas serão aplicadas em 2 de junho, com fechamento dos portões às 9h. Os testes serão aplicados em Brasília/DF, Belém/PA, Recife/PE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.

A seleção também será composta por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico e entrevista informativa. 

Concurso 

Estão sendo ofertadas 227 vagas para ingresso no exame de admissão ao curso de formação de sargentos para o primeiro semestre de 2020. Do total, 134 são para ambos os sexos e o restante apenas para homens. Para os candidatos negros ficam reservadas 20% das vagas.

As oportunidades são para as áreas de mecânica de aeronaves, material bélico, guarda e segurança, equipamento de voo e controle de tráfego aéreo. 

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá/SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio. O aprovado matriculado no curso será denominado aluno e é militar da ativa.
O aluno do CFS, na condição de praça especial, não poderá constituir dependentes, nem estender a outros os benefícios a si destinados. Se aprovado, o aluno será promovido terceiro sargento (atualmente o soldo do posto é R$ 3.825, de acordo com a tabela de remuneração da FAB) e será distribuído e classificado nas Organizações Militares (OMs) do Comando da Aeronáutica (Comaer), abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

.