Jornal Estado de Minas

Marinha abre concurso para ingresso na Escola Naval

A Marinha do Brasil abriu novo concurso com 31 vagas para Admissão à Escola Naval. Desse total, 19 são destinadas a homens e 12 para mulheres, além disso, 20% das chances são reservadas a candidatos negros. Para participar é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade no primeiro dia de janeiro de 2020; ter concluído, com aproveitamento, ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio; não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, condição que deve permanecer durante todo o curso da Escola Naval, entre outros. 

Os candidatos serão ser submetidos a prova escrita objetiva de matemática e inglês no primeiro dia e a prova escrita objetiva de física, português e de redação no segundo dia de exames, previstos para a 2ª quinzena de agosto e 1ª quinzena de setembro. Haverá ainda verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de documentos, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração e período de adaptação. 

As provas serão realizadas em Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Paranaguá/PR, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Santos/SP, São Paulo/SP e Manaus/AM. 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, de 5 de junho a 5 de julho, ou presencialmente nas Organização Militares. O valor da taxa é de R$ 106. 

O curso de formação 

O curso é gratuito e terá início em 3 de fevereiro de 2020. Durante as aulas, a bolsa-auxílio é de cerca de R$ 1.176 mensais, além de alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação. 

Os alunos que se formam na Escola Naval terão três quadros para escolherem fazer parte: Quadro de Oficiais da Armada, Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais, podendo chegar a almirante de esquadra, e Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha, chegando a vice-almirante. As aspirantes do sexo feminino vão obrigatoriamente para esse último quadro. 

Segundo a Marinha, a Escola Naval tem um ciclo escolar de quatro anos e um ciclo pós-escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação. Nos quatro primeiros anos, os alunos são aspirantes ao oficialato e ficam na instituição em regime de semi-internato, estudando de segunda a sexta, sendo liberados no final de semana. 

Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de Guarda-Marinha.
Esse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil. Na viagem de instrução, toda teoria estudada ao longo dos anos é colocada em prática. Ao mesmo tempo, os aspirantes têm a chance de sentir a cultura geral do futuro oficial conforme os guardas-marinhas conhecem vários países. 

Após a viagem de instrução, o guarda-marinha é nomeado segundo-tenente. 

.