Publicidade

Estado de Minas

Saiba o que vai cair na prova do novo concurso do BRB

Confira os pontos principais do edital do concurso do Banco de Brasília (BRB), lançado hoje, com 100 vagas para escriturários


postado em 03/05/2019 09:17 / atualizado em 07/05/2019 05:32

(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press )
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press )
O edital do concurso público do Banco de Brasília (BRB) foi publicado nesta sexta-feira (3/5)! São oferecidas 100 oportunidades de nível médio ao cargo de escriturário, além de formação de cadastro reserva. Sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), a seleção oferece remuneração inicial de R$ 3.204,26, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Veja abaixo os principais pontos do edital para se preparar da melhor maneira possível: 

No dia da prova 

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 18 de agosto de 2019, no turno da tarde e com a duração de quatro horas. Os locais, datas e horários de aplicação serão divulgados na data provável de 2 de agosto. 

Não serão aceitos como documentos de identidade protocolos de solicitação de documentos, certidões de nascimento e de casamento, títulos eleitorais, carteiras funcionais sem valor de identidade, Carteira de Habilitação sem foto, carteira de estudante, Carteiras de Agremiações Desportivas, fotocópia dos documentos de identidade, ainda que autenticadas, bem como documentos ilegíveis e/ou não identificáveis ou danificados. 

Os inscritos deverão utilizar tinta preta, fabricada com material transparente para transcrever suas respostas às folhas de gabarito definitivas. 

A prova será anulada caso o candidato tenha qualquer objeto, tais como aparelho celular, aparelhos eletrônicos ou relógio de qualquer espécie, que venha a emitir ruídos, durante a realização das provas, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. 

Pontuação das etapas do concurso do BRB (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )
Pontuação das etapas do concurso do BRB (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )
Prova objetiva 

A prova objetiva será composta de 60 questões, de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada questão, para escolha de uma única resposta correta. Veja a distribuição de pontos na imagem ao lado. 

Será eliminado do concurso aqueles que tiverem pontuação igual a zero nas questões de Língua Portuguesa, pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Gerais e também pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Específicos. 

Por outro lado, serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% da pontuação total máxima permitida para a prova objetiva. 
 


Provas discursivas 

A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 10 pontos, assim dispostos: 
  1. Tema/Texto: pontuação máxima de 2,5 pontos; 
  2. Argumentação (AR): pontuação máxima de 2,5 pontos; 
  3. Coesão e Coerência (CC): pontuação máxima de 2,5 pontos; 
  4. Elaboração Crítica (EC): pontuação máxima de 2,5 pontos. 

Serão avaliadas as provas discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados até as posições-limite de: 
  1. listagem geral: até a 560ª posição; e 
  2. listagem específica para os candidatos que se declararam com deficiência: até a 140ª posição. 

Quando e quem pode fazer recurso 

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no site da banca após as 22h do dia de sua aplicação. O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva, contra o resultado preliminar da prova discursiva ou contra o resultado preliminar do concurso público, disporá de até 10 dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da sua divulgação. 


Quem pode pedir isenção da taxa 

A isenção da taxa de inscrição, de R$ 56, será concedida apenas para doadores de sangue a instituições públicas de saúde e beneficiários de programa social de complementação ou suplementação de renda instituído pelo Governo do Distrito Federal. Os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal que tenham prestado serviço no período eleitoral também poderão ser isentos.  

Fica ainda reduzido em 50% o valor da taxa de inscrição para os cadastrados nos bancos de dados oficiais como possíveis doadores de medula óssea. 

Quem se enquadrar nessas condições deverá dirigir-se à CAC- IADES, entre os dias 20 e 24 de maio, preencher um requerimento (disponível no site da banca), entregar cópia do documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documentos comprovantes dos requisitos para isenção. 


O resultado final do concurso deverá ser divulgado em 22 de novembro deste ano. 

 

Cronograma do edital - parte 1 (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )
Cronograma do edital - parte 1 (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )

Cronograma do edital - parte 2 (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )
Cronograma do edital - parte 2 (clique para ampliar) (foto: Reprodução/Edital BRB/Iades )
 

 

Conteúdo que vai cair na prova objetiva 

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA. 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14
Relações de sinonímia e antonímia. 

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA. 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos. 13 Noções de Matemática Financeira. 13.1 Juros simples e compostos. 13.2 Capitalização e descontos. 13.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, proporcional, real e aparente. 13.4 Rendas uniformes e variáveis. 13.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 13.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 13.7 Inflação, variação cambial e taxa de juros. 

USO DE TECNOLOGIAS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados ao uso de informática no ambiente de escritório. 2 Aplicativos e uso de ferramentas na internet e(ou) intranet. 3 Softwares aplicativos do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook e Access) e suas funcionalidades. 4 Navegadores web (Google Chrome e Internet Explorer). 5 Computação nas nuvens: acesso a distância e transferência de informação. 6 Aplicações e aplicativos em dispositivos móveis. 7 Redes sociais. 8 Internet das coisas.

GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE. 1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto no 8.420/2015. 4 Noções de Contratos 4.1 Lei 13.303/16. 5 Conduta baseada no Código de Conduta Ética do BRB 

INOVAÇÃO. 5.1 Lei nº 10.973/2004. 5.2 Empreendedorismo. 5.3 Autoconhecimento e percepção de oportunidades. 5.4 O processo de inovação. 5.5 Geração de ideias e o processo criativo. 5.6 Inovação x Invenção. 5.7 Tipos de inovação. Ecossistemas complexos de informação. 

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL E REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES DO DISTRITO FEDERAL. 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Título I - Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II - Da Organização do Distrito Federal: Capítulos II, III, IV e V. 1.3 Título III – Da Organização dos Poderes: Capítulos I e III. 1.4 Título IV – Da Tributação e do Orçamento do Distrito Federal: Capítulos I e II. 1.5 Título V – Da Ordem Econômica do Distrito Federal: Capítulo I. Título VI – Da Ordem Social e do Meio Ambiente: Capítulos VI, VIII, IX, X e XI. 2 Lei Complementar no 840/2011 - dispõe sobre o regime jurídicos dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais. 

CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL E SOBRE A RIDE. 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE). 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. 1 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Conselho Monetário Nacional. 1.2 Banco Central do Brasil. 1.3 COPOM – Comitê de Política Monetária. 1.4 Comissão de Valores Mobiliários. 1.5 Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.6 Bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; administradoras de consórcios; corretoras de câmbio; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo. 1.7 BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Agências de Fomento. 2 Sociedades de fomento mercantil (factoring). 3 Sociedades administradoras de cartões de crédito. 4 Produtos e serviços financeiros. 4.1 Depósitos e transferências. 4.2 Letras de câmbio. 4.3 Cobrança e pagamento de títulos e carnês. 4.4 Transferências automáticas de fundos. 4.5 Cartões de crédito e débito. 4.6 Arrecadação de tributos e tarifas públicas. 4.7 Crédito rotativo. 4.8 Descontos de títulos. 4.9 Financiamento de capital de giro. 4.10 Leasing: tipos, funcionamento, bens. 4.11 Financiamento de capital fixo. 4.12 Crédito direto ao consumidor. 4.13 Crédito rural. 4.14 Cadernetas de poupança. 4.15 Cartões de crédito. 4.16 Títulos de capitalização. 4.17 Planos de aposentadoria e pensão privados. 4.18 Planos de seguros. 4.19 Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 4.20 Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 4.21 Tipos de sociedade: em nome coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual ou empresária. 4.22 Documentos comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura. 4.23 Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento e compensação. 4.24 Sistema de Pagamento Brasileiro. 5 Mercado de capitais. 5.1 Ações: características e direitos. 5.2 Debêntures. 5.3 Notas promissórias comerciais. 5.4 Diferenças entre companhias abertas e fechadas. 5.5 Funcionamento do mercado à vista de ações. 5.6 Mercado de balcão. 5.7 Operações com ouro. 6 Mercado de câmbio. 6.1 Instituições autorizadas a operar. 6.2 Operações básicas. 6.3 Características dos contratos de câmbio. 6.4 Taxas de câmbio. 6.5 Remessas. 7 Garantias do Sistema Financeiro Nacional. 7.1 Aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 8 Crime de lavagem de dinheiro. 8.1 Conceito e etapas. 8.2 Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/1998, Circular Bacen 3.461/2009 e Carta-Circular Bacen 3.542/2012. 9 COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. 10 Autorregulação Bancária.

OS BANCOS NA ERA DIGITAL (presente e tendências). 1 Internet banking, banco virtual e “dinheiro de plástico”. 2 Mobile banking. 3 Open banking. 4 O comportamento do consumidor na relação com o banco. 5 A experiência do usuário. 6 Segmentação e interações digitais. 7 Inteligência artificial cognitiva. 8 Banco digitalizado x banco digital. 9 Fintechs e startups. 10 Soluções mobile e service design. 11 O dinheiro na era digital: Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas. 12 O desafio dos bancos na era digital. 

QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE. 1 Satisfação, valor e retenção de clientes. 2 Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. 3 Noções de Marketing de Relacionamento. 4 Noções de imaterialidade ou intangibilidade, inseparabilidade e variabilidade dos produtos bancários. 5 Lei nº 10.048/2000. 6 Lei nº 10.098/2000. 7 Decreto nº 5.296/2004, que
regulamenta a Lei nº 10.048/2000. 8 Temática de gênero, raça e etnia, conforme Decreto nº 48.598/2011. 9 Política Nacional para Mulheres. 10 Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 11 Estatuto Nacional da Igualdade Racial. 

DEFESA DO CONSUMIDOR. 1 Resolução CMN nº 3.849/2010. 2 Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor. 3 Decreto Lei nº 6.523/2008, que regulamenta a Lei nº 8.078/1990. 4 Resolução CMN nº 3.694/2009. 5 Código de Defesa do Consumidor Bancário.

CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. 1 Rotinas de backup e prevenção de vírus. 2 Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos. 3 Política de confidencialidade. 3.1 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação. 3.2 Diretrizes para uso da informação em ambientes corporativos. 3.3 Processos e controles para proteção da informação. 4 Lei nº 13.709/2018 – dispõe sobre a proteção de dados pessoais.

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. 1 Análise combinatória. 2 Noções de probabilidade. 3 Teorema de Bayes. 4 Probabilidade condicional. 5 Noções de estatística. 6 População e amostra. 7 Análise e interpretação de tabelas e gráficos. 8 Regressão, tendências, extrapolações e interpolações. 9 Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas. 10 Estatística descritiva. 
 


Publicidade