(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 1.000 vagas! Prefeitura no Entorno do DF abre nova seleção

O objetivo é preencher vagas na pasta de Educação do município, que fica a uma hora de distância de Brasília


postado em 02/05/2019 10:41 / atualizado em 03/05/2019 11:33

(foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press )
(foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press )
Após a Prefeitura de Valparaíso de Goiás abrir seleção com 752 vagas (as inscrições estão abertas somente até hoje!), outra prefeitura no Entorno do Distrito Federal abriu edital de seleção pública. Trata-se da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, cidade que fica à apenas uma hora de distância de Brasília. 

O edital oferece ao todo 1.059 oportunidades temporárias, sendo que 258 vagas para preenchimento imediato e o restante para formação de cadastro reserva. Os salários variam de R$ 998 a R$ 2.557,74, para 40h de atividades semanais. 

O edital foi aberto para a área de Educação, com chances para professores (divididos em nove categorias - pedagogo, língua portuguesa, matemática, geografia, ciências, história, inglês, educação física e LIBRAS), psicopedagogos, nutricionistas, monitores para CMEI e ou escolas, monitores para transporte escolar, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais e merendeiros. Confira aqui a distribuição de vagas nos cargos

De acordo com o secretário de Educação do município, Mauro da Mata, “o processo se justifica pelo fato do prazo do processo seletivo realizado em 2017 estar terminando, deste modo, para o funcionamento das unidades escolares, as contratações são necessárias”. Segundo a prefeitura, o processo é aberto para todos, inclusive os servidores cujos contratos estão em vigor. 
 
Fabiana Pimentel, 29 anos, saiu do interior de São Paulo em busca de emprego, e agora estuda para concursos públicos em Brasília e no entorno. "Sempre quis me tornar servidora pública por causa da estabilidade financeira da profissão", conta a concurseira, que se prepara para as provas no preparatório IMB Concursos há 6 meses. Com curso técnico em Administração, Fabiana pretende concorrer a vaga de Auxiliar Administrativa da prefeitura de Santo Antônio do Descoberto. 

Já Flávio Renato de Aguiar, 27 anos, estuda para concursos através do curso preparatório há mais de 1 ano. Licenciado em História pela Universidade de Brasília (UnB), Flávio explica que desistiu de ser professor por causa da dificuldade em entrar no mercado de trabalho. "Tentei entrar na rede de ensino privada, mas é muito difícil, então comecei a estudar para concursos do Jurídico e Administrativo", diz. No entanto, Flávio não irá participar do concurso da prefeitura de Santo Antônio do Descoberto devido a distância do local de trabalho. 

Etapas e cronograma

A seleção será feita apenas por análise de currículos. Já os contratos terão duração de um ano, prazo prorrogável por igual período de acordo com a necessidade da Administração. 

Documentação para inscrição na seleção de Santo Antônio do Descoberto, Goiás (foto: Reprodução/Edital seleção Santo Antônio do Descoberto/GO )
Documentação para inscrição na seleção de Santo Antônio do Descoberto, Goiás (foto: Reprodução/Edital seleção Santo Antônio do Descoberto/GO )
As inscrições consistirão na entrega de documentação (ver imagem) e poderão ser feitas de 31 de maio a 20 de junho. A análise da documentação recebida será feita entre 21 e 25 de junho. O resultado parcial será divulgado em 25 de junho e o definitivo, após os recursos, em 1º de julho. As atividades dos aprovados estão marcadas para começar em 1º de agosto. 
 

Documentos e Inscrição

Para realizar a inscrição, todos participantes devem entregar, entre 31 de maio e 20 de junho, 2 cópias legíveis dos seguintes documentos: Curriculum Vitae datado e assinado, carteira de Identidade, CPF, título eleitoral, certidão de Quitação Eleitoral, PIS ou PASEP, comprovante de residência, carteira de reservista (para os homens), certidão de nascimento dos dependentes, nº de conta corrente, certidão negativa de débitos da receita federal, certidão negativa de débitos da receita estadual, certidão negativa de débitos trabalhistas, certidão negativa criminal de Goiás e certidão negativa tributária municipal. 

No caso das vagas para professores, o concurseiro também deve entregar certificado ou diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os cargos de monitor e Auxiliar Administrativo, é necessário apresentar histórico do ensino médio. Para as vagas de Auxiliar de Serviços Gerais e Merendeira, deve-se entregar a declaração de Ensino Fundamental Incompleto. 

A documentação exigida deve ser entregue em das 9h às 12h e das 14h às 17h na Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Goiás, Quadra 06, Lote 18, Centro, Santo Antônio do Descoberto (GO). O resultado parcial do concurso será divulgado em 25 de junho e o definitivo, após os recursos, em 1º de julho. As atividades dos aprovados estão marcadas para começar em 1º de agosto.

Como montar o currículo ideal?

Segundo pesquisa feita pela Consultoria de Carreira Currículo Certo, mais de 80% dos candidatos que estão à procura de emprego no mercado de trabalho sentem grande dificuldade em destacar no currículo os aspectos mais relevantes da própria trajetória profissional. Kátia Rodrigues, fundadora do Currículo Certo e Jobhunter, avalia que uma grande quantidade de profissionais com muitas experiências e qualificações não são aprovados em processos seletivos por causa da falta de organização e estruturação do currículo. "É necessário que ocorra um casamento de informações entre o Currículo e a Vaga Pretendida. Ou seja, a escolha do Recrutador vai se dar a partir do momento que ele percebe a coerência entre o descritivo da vaga divulgada e o que está descrito no currículo do candidato", analisa Kátia. 

À reportagem, o consultor de carreira da Consultoria Soar, Allan Fernando Lima, revelou os pontos que fazem a diferença em um currículo e deu dicas para o concurso da prefeitura. Na avaliação do especialista, o concurso deve contar com uma grande concorrência devido ao número de vagas e acessibilidade. "O que é mais avaliado é a experiência profissional e a formação acadêmica do candidato. É fundamental não só listar os empregos em que a pessoa trabalhou, mas também descrever quais eram as atribuições no cargo. O ponto mais importante é descrever as atribuições e os resultados que a pessoa promoveu", explica Allan. 

O consultor ainda chama atenção para os erros de língua portuguesa no currículo: "É importante revisar várias vezes o currículo, para ver se está tudo correto, tanto os números para contato quanto o português. Também vale ressaltar a questão do português, porque o currículo é a única oportunidade que a pessoa tem para se apresentar. Erros de português podem afetar o desempenho bastante".

Sobre o concurso da prefeitura, Allan diz que é necessário ter apenas uma vaga em mente na hora de se candidatar. Além disso, é importante especificar o objetivo do candidato no respectivo cargo. O consultor divide o Curriculum Vitae em cinco seções obrigatórias: dados pessoais, como nome, endereço completo, contato, nacionalidade e estado civil; objetivos, onde o candidato deve especificar os motivos para almejar a vaga; experiência profissional, com descrição das funções exercidas em cada cargo; formação acadêmica, detalhando o nível acadêmico do candidato; e cursos e idiomas, seção na qual o candidato deve listar alguns cursos, idiomas, diplomas e participações em eventos que façam a diferença em sua área. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)