Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Conheça a linguagem de contratação do mercado de trabalho

Ganhe competitividade ao diferenciar executive search, outplacement e recolocação profissional e certifique-se de não criar falsas expectativas


postado em 21/01/2019 10:37 / atualizado em 21/01/2019 12:02

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)

 
Pode parecer absurdo, mas muitos profissionais não dominam a linguagem do mercado no qual atuam. É comum não saberem a diferença e como se apropriar dos benefícios das soluções de executive search, outplacement e recolocação profissional. Essa falta de entendimento pode gerar falsas expectativas e frustrações em alguns trabalhadores e mesmo nas empresas. Por isso, é importante discernir os conceitos e aplicações para usufruir da melhor forma, em especial neste momento de retomada da economia do Brasil.

Bárbara Nogueira, diretora, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de  busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia, com escritórios em Belo Horizonte e São Paulo, explica que o executive search consiste em uma modalidade específica do processo de recrutamento e seleção, sendo um processo de atração, análise e seleção de profissionais para ocupar um cargo executivo dentro de uma empresa. É um serviço prestado para empresas (pessoas jurídicas) que buscam por um profissional específico para assumir uma posição estratégica dentro da organização.
 
De acordo com Bárbara Nogueira, o grande diferencial do executive search de outras formas de recrutamento é o processo de pesquisa direta, também conhecido como hunting, sendo um processo altamente denso, profundo, detalhista, assertivo e preciso, tendo como premissa a relação de confiabilidade entre empresa contratante, consultoria e candidato. "É um processo bastante refinado de busca e seleção, onde a consultoria procura diretamente no mercado o profissional mais aderente às expectativas do cliente para assumir determinada posição com excelência."
 
Além disso, destaca Bárbara Nogueira, o trabalho de executive search engloba o referenciamento profissional de todos os candidatos finalistas, junto a ex-pares, ex-superiores e ex-liderados, promovendo o acompanhamento direto do profissional contratado em seu período de adaptação dentro da organização (seis meses a um ano).
 
Já o outplacement é um serviço voltado para a condução dos processos de demissão nas companhias de maneira mais socialmente responsável. Para tanto, enfatiza Bárbara Nogueira, a empresa que demitiu o profissional que contrata os serviços da consultoria e, nesse caso, os custos são todos da empresa. "Embora o trabalho de recolocação profissional compreenda também o apoio para a busca de uma nova oportunidade de trabalho, a solução de outplacement é mais abrangente, a qual a consultoria oferece o apoio emocional, de infraestrutura e equipes multidisciplinares que apoiam e orientam o profissional com relação a temas variados."
 

É preciso entender de fato a sua necessidade, para conseguir escolher e identificar o serviço que melhor poderá atender a sua expectativa

Bárbara Nogueira, diretora, board advisor e headhunter da Prime Talent

Já a recolocação profissional ou transição de carreira, conforme Bárbara Nogueira, é o processo focado na busca por um novo emprego e, em sua maioria, é um serviço direcionado a pessoas físicas, no qual a consultoria atua divulgando o perfil de profissionais para empresas de recrutamento e seleção e empresas. "Obviamente, algumas consultorias de recolocação profissional também atuam de forma consultiva junto aos seus assessorados."
 
Bárbara Nogueira enfatiza que todos os serviços são importantes e eficazes. Cada um contém as suas especificidades, objetivos e público-alvo diferentes. "Portanto, antes de buscar uma solução é essencial entender de fato a sua necessidade, para conseguir escolher e identificar o serviço que melhor poderá atender à sua expectativa e levá-lo a concretizar o seu objetivo."  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade