Publicidade

Estado de Minas

Traduzindo o edital: o que vai cair no concurso para analista do SLU do DF?

Candidatos terão mais de quatro meses para se preparar. Concurso conta apenas com provas objetivas


postado em 14/01/2019 10:58 / atualizado em 16/01/2019 06:33

Catadores de lixo do SLU DF (foto: Divulgação SLU DF )
Catadores de lixo do SLU DF (foto: Divulgação SLU DF )
O aguardado edital de abertura do concurso público do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF) finalmente foi publicado no Diário Oficial local (DODF) desta segunda-feira (14/1)! Uma das grandes surpresas do regulamento da seleção, a primeira para analistas (cargo criado há cerca de 13 anos!), é o longo prazo para realização das provas. Os candidatos terão mais de quatro meses para se preparar a partir de agora até o dia 19 e maio, quando o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame, vai aplicar as provas objetivas (única etapa do concurso!). Saiba mais sobre o concurso abaixo:

Entendendo a prova objetiva

Como de praxe, o Cebraspe vai aplicar 120 questões (valendo também 120 pontos), sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos inscritos e presentes terão à disposição até três horas e trinta minutos para responder todos os itens de CERTO OU ERRADO. O exame será aplicado á tarde. O horário e os locais de aplicação serão publicado em 9 de maio.

 

FIQUE LIGADO: O Cebraspe vai aplicar o critério de ponto negativo caso as respostas estejam em discordância com o gabarito oficial!

 

Será reprovado nas provas objetivas, e eliminado do concurso público, o candidato que:

  • obtiver  nota  inferior  a  10  pontos  na  prova  de  conhecimentos  básicos (P1)
  • obtiver nota inferior a 21  pontos  na  prova  de  conhecimentos  específicos (P2)
  • obtiver  nota  inferior  a  36  pontos  no  conjunto  das  provas  objetivas

Os gabaritos preliminares serão divulgado a partir das 19h de 21 de maio. Os recursos contra o gabaritos poderão ser interpostos das 9h de 22 de maio às 18h de 4 de junho.

A nota final no concurso será igual à nota final nas provas objetivas. (Veja abaixo o conteúdo programático que será cobrados dos candidatos)

Distribuição de vagas

  1. Administração – 18 (6 efetivas e 12 para CR)
  2. Arquitetura – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  3. Biologia – 3 (1 efetivas e 2 para CR)
  4. Ciências contábeis – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  5. Jornalismo – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  6. Relações públicas – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
  7. Direito e legislação – 12 (4 efetivas e 8 para CR)
  8. Economia – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  9. Engenharia ambiental – 18 vagas (6 efetivas e 12 para CR)
  10. Engenharia civil – 24 (8 efetivas e 16 para CR)
  11. Engenharia de produção – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  12. Engenharia de segurança do trabalho – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
  13. Engenharia elétrica – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
  14. Engenharia mecânica – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  15. Engenharia química – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
  16. Geografia – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
  17. Informática – 12 (4 efetivas e 8 para CR)
  18. Modernização de gestão de atividades de resíduos sólidos - 6 (2 efetivas e 4 para CR)*
  19. Serviço social – 3 (1 efetiva e 2 para CR)

    TOTAL: 150 vagas (50 efetivas e 100 para cadastro reserva)

    * Único cargo destinado a quem tem diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior ou habilitação equivalente em qualquer área de formação, fonecido por instituição de ensino superior econhecida pelo MEC.

Curiosidades importantes

Qualquer pessoa poderá impugnar fundamentadamente o edital do concurso do SLU DF ou suas eventuais alterações, pelo site do Cebraspe. O prazo para tanto é das 9h de 15 de janeiro às 18h de 21 de janeiro.

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal (Lei Complementar 840/2011) e às normas internas do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal.


Durante o prazo de inscrição, o candidato poderá realizar alteração de opção de  atendimento especial/sistema de concorrência.

 

Como participar do concurso?

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar,  via  upload,  fotografia  individual,  tirada  nos  últimos  seis  meses.

Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, que custa R$ 65 para todas as áreas, somente para os candidatos amparados pela Lei 4.949/2012, pela Lei 5.818, e pela Lei 5.968 (para doadores de medula óssea). A solicitação deverá ser feita entre 10h de 4 de fevereiro às 18h de 8 de fevereiro, pelo site da banca organizadora.

Descrição das atividades de um analista do SLU DF

Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

Cronograma

14/1 – Lançamento do edital no DODF


11/3 a 1º/4 – prazo de inscrições  


9/5 – Locais e horário de aplicação das provas objetivas


19/5 – aplicação das provas objetivas


21/5 – gabaritos preliminares


22/5 a 4/6 – prazo para interposição de recursos

 

 

Saiba mais sobre o concurso aqui! 

 

Conhecimentos básicos para todos os cargos

LÍNGUA PORTUGUESA  

  • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 

  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

  • Domínio da ortografia oficial.

  • Domínio dos mecanismos e coesão textual (Emprego de  elementos  de  referenciação,  substituição  e  repetição,  de conectores  e  de  outros  elementos  de  sequenciação  textual.  Emprego  de  tempos  e  modos  verbais).

  • Domínio da estrutura morfossintática do período (emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos).

  • Reescrita de frases e parágrafos do texto (Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos  do  texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade)

CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL

  • Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno  (RIDE),  instituída  pela  Lei  Complementar  nº  94/1998 e  suas  alterações.

LEGISLAÇÃO

  • Lei Orgânica do Distrito Federal (Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Organização do Distrito Federal. Organização Administrativa do Distrito Federal)

  • Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais).

  • Decreto nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo).

  • Decreto nº 35.972/2014  (Regimento  Interno  do  SLU).


    Os conhecimentos específicos devem ser consultados no edital do concurso.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade