Jornal Estado de Minas

Emprego

Previsão de 21,6 mil vagas em concursos públicos em 2019



 
Levantamento feito pela EduQC, metodologia de estudo autodidata com base em inteligência artificial, revela que 2019 já começa com uma expectativa de 42 concursos públicos a serem abertos em todo o país, totalizando cerca de 21.622 vagas entre os que já foram divulgados.

Ao todo, são 10 editais em nível nacional com as principais oportunidades para Banco Central, Banco do Brasil, IBGE e INSS.
 
Os demais concursos já previstos são para outros 13 estados brasileiros, com maior concentração no Norte e Nordeste do Brasil. Minas Gerais não aparece nesta lista.

"É difícil afirmar quais realmente sairão, pois há muita expectativa em alguns concursos que não são contemplados há bastante tempo e têm defasagem de pessoal. Um exemplo é a Secretaria de Estado e Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF), que teve o último concurso em 2011 e foi cancelado. Portanto, as últimas contratações foram em 2001", analisa Victor Maia, CEO da EduQC.

Segundo a plataforma, outro órgão em que há uma grande defasagem de pessoal e demanda um concurso urgentemente é o INSS, que solicitou 7.888 vagas para nível médio e superior e aguarda autorização para prosseguir com o edital.

Confira abaixo a lista de editais abertos com vagas nacionalmente:

- Banco Central do Brasil (vagas não divulgadas)
- Banco do Brasil (vagas não divulgadas)
- IBGE (1.800 vagas)
- INSS (7.888 vagas)
- Funarte (138 vagas)
- INPI (360 vagas)
- TCU (30 vagas)
- TJ TO (30 vagas)
- RFB (2.083 vagas)
- Depen (1.440 vagas)















.