Jornal Estado de Minas

Emprego

Mais de 400 mil vagas serão ofertadas neste fim de ano

Advogada trabalhista Christiane Faturi Angelo Afonso diz que os direitos dos trabalhadores contratados temporariamente são praticamente os mesmos dos efetivos - Foto: Arquivo Pessoal
 
Com a chegada do Natal e as compras de fim de ano, aumentam as demandas de vendas no comércio e de produção nas indústrias do país. Assim, as contratações temporárias começam a aparecer e movimentar o mercado. De acordo com dados da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), há uma estimativa de que 434.429 novos postos de trabalho temporário sejam ofertados entre setembro e dezembro de 2018.
 
Número que aponta crescimento de 10% comparado ao último quadrimestre de 2017. Entre os estados com mais vagas estimadas estão São Paulo (292.230), Paraná (32.172), Rio de Janeiro (25.597), Amazonas (19.212) e Minas Gerais (16.330).

O trabalho temporário é a única modalidade de contratação com prazo flexível na legislação trabalhista brasileira, por isso, atende melhor as necessidades das empresas que precisam aumentar a equipe em ocasiões específicas. "Com a publicação da Lei 13.429/2017, o contrato de trabalho temporário teve o prazo ampliado, sendo o normal de 180 dias, consecutivos ou não (período máximo); e o prazo de prorrogação, mais 90 dias, consecutivos ou não (período máximo)”, destaca a advogada trabalhista Christiane Faturi Angelo Afonso.


 
Os direitos dos trabalhadores contratados temporariamente são praticamente os mesmos dos efetivos: remuneração equivalente, jornada de oito horas, recebimento de hora extra, adicional noturno, férias proporcionais, repouso semanal remunerado, proteção previdenciária, seguro contra acidente de trabalho e indenização por dispensa sem justa causa.

"O trabalhador temporário deverá ter o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição destinado aos empregados efetivos. Além disso, a empresa tem de garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos funcionários quando o trabalho for feito em suas dependências ou em local por ela designado", avisa Christiane Afonso.

A contratação temporária pode ser uma oportunidade e porta de entrada para o emprego efetivo. E o bom sinal é que esse aumento no número de admissões reforça as hipóteses de retomada da economia brasileira.
 
 
.