(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Redação

ENEM 2021: o que você precisa de saber para se sair bem na redação.

Você vai prestar o ENEM? Então, leia essa reportagem com informações essenciais sobre a prova de redação, além de dicas que podem ajudar muito na hora da escrita.


29/09/2020 14:30 - atualizado 29/09/2020 16:41

2020, definitivamente, foi um ano atípico na rotina escolar: os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio tiveram que se reinventar nos estudos, e os professores, nas aulas. Depois de incertezas sobre a realização ou não da prova, agora é definitivo: o ENEM acontecerá em janeiro de 2021, com a prova impressa nos dias 17 e 24/01, e a prova digital nos dias 31/01 e 07/02. Anote aí.
 
Na reta final antes dessa avaliação tão importante, vamos entender um pouco sobre o processo avaliativo da redação, por que ela é tão importante e, ainda, ver dicas importantes para escrever aquele texto nota 1000. Vamos lá?
Dicas para a nota 1000 na redação do Enem.(foto: Freepik)
Dicas para a nota 1000 na redação do Enem. (foto: Freepik)
 
1- Como a redação é corrigida?
Cada redação é avaliada duas vezes, por professores diferentes, em 5 competências que valem até 200 pontos cada. É importante frisar que um corretor não tem acesso à nota atribuída em outra correção (ele sequer sabe se está corrigindo o texto pela primeira ou segunda vez). Por que isso é importante? O exame tem maior credibilidade e não se corre o risco de uma avaliação injusta. A nota final será a média das duas correções, desde que a diferença não seja maior do que 100 pontos. Por exemplo:
  • Correção 1 – 880
  • Correção 2 – 960
  • Média final – 920
 Quando a diferença entre a primeira e a segunda correção é maior do que 100 pontos, o texto passa para um terceiro corretor. Se a nota dessa terceira avaliação se aproximar de uma das duas primeiras, com a discrepância tolerável, somam-se as duas notas mais próximas, e a média é a nota final do aluno. Por exemplo:

  • Correção 1 – 760
  • Correção 2 – 880 (veja que temos mais de 100 pontos entre a primeira e segunda correção; então essa nota é descartada)
  • Correção 3 – 720 (na terceira correção, há menos de 100 pontos de diferença em relação à primeira nota, que foi 760). 
  • Média final – 760 + 720/2 = 740 
E se a terceira correção for discrepante entre a primeira e a segunda nota?
Nesse caso, a redação será direcionada a uma banca de supervisores, que avalia o texto e define a nota final do aluno, sem comparar com as correções anteriores (essa situação não é comum, pois é feito um treinamento completo de 3 meses para evitar discrepâncias entre as notas). 

2- Por que a redação é tão importante no ENEM?
Quando você escreve uma dissertação argumentativa, está sendo avaliado na capacidade de defender uma ideia (a tese) e sustentá-la por meio de uma argumentação consistente. Além disso, como você tem até 30 linhas para desenvolver suas ideias, avalia-se a clareza e concisão, competências esperadas dos estudantes na graduação. 
Outro aspecto fundamental avaliado na prova de redação é o domínio da modalidade formal da Língua Portuguesa, importante para a produção de textos acadêmicos e na rotina de trabalho. Portanto, leia redações dos anos anteriores, identifique as estratégias usadas nesses textos, a linguagem, e tente replicar nas suas redações. É um dos caminhos para o sucesso. 

3- Vamos a algumas dicas para você elaborar sua redação nota 1000? 
Antes de começarmos, atenção: não existe um único modelo ou uma única estratégia para a redação do ENEM, mas esses passos ajudam a ter uma ideia do que se deve fazer na hora da prova. 
    a) Normalmente, os temas do ENEM não são uma pergunta, então, o primeiro passo é tornar a proposta uma pergunta. Por exemplo, imaginemos o tema: “O combate ao elevado consumo de álcool entre jovens no Brasil”. Tornando esse tema um questionamento, temos algo como: “Como combater o elevado consumo de álcool entre jovens no Brasil?” 

    b) Em seguida, responda à pergunta, apresentando dois principais aspectos que serão desenvolvidos no seu texto. Desse modo, você já terá a tese clara e o encaminhamento para os parágrafos de argumentação. Veja:
Falar mais sobre os efeitos do álcool em casa, além de garantir maior fiscalização na venda de bebidas, são formas de se combater o elevado consumo de álcool pelos jovens. 

Temos, nesse caso, a tese clara, e estamos apresentando duas questões principais – a necessidade de falar mais sobre essa questão em casa e aumentar a fiscalização. 

    c) Após a tese clara, organizaremos nosso projeto de texto, ou seja, como iniciaremos a redação, o que será apresentado em cada parágrafo de argumentação e qual será a proposta de intervenção para o problema apresentado. Isso deve ser feito antes de iniciarmos a escrita do rascunho, para que tenhamos mais controle sobre o tempo total de prova. Veja a seguir uma possibilidade:
 
INTRODUÇÃO

Contexto Pesquisa do Ministério da Saúde afirma que, entre 2010 e 2017, houve aumento no consumo de bebida alcoólica entre jovens.
Tema Esse dado evidencia um grave problema no Brasil contemporâneo: o consumo de bebidas por menores de 18 anos, o qual demanda ações para ser enfrentado
Tese Diante disso, falar mais sobre os efeitos do álcool em casa, além de garantir maior fiscalização na venda de bebidas, são formas de se combater o elevado consumo de álcool pelos jovens.
 
ARGUMENTO 1
 
Apresentação da ideia 1 Inicialmente, é fundamental que se fale mais sobre os efeitos e riscos do álcool com a população jovem.
Desenvolvimento Isso é importante pois, no Brasil, há uma naturalização do consumo de bebidas alcoólicas, seja dentro de casa, entre amigos, e, até mesmo, nas propagandas. Essa naturalização, somada à falta de diálogo transparente sobre riscos desse consumo, leva muitos jovens a não os perceberem.
Conclusão Um exemplo de desfecho trágico relacionado ao consumo de álcool foi com o jovem Humberto Moura, de 23 anos, que morreu após ingerir excesso de bebida em uma festa universitária.
 
ARGUMENTO 2
 
Apresentação da ideia 2 Além disso, deve ser ampliada a fiscalização em relação à venda e distribuição de álcool para jovens.
Desenvolvimento Segundo a lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – é crime a venda, fornecimento e entrega de bebida alcoólica a criança ou a adolescente.
Conclusão Contudo, a falta de controle de estabelecimentos e o fato de esse comportamento ser visto como natural dificulta a fiscalização.
 
CONCLUSÃO
 
Retomada da tese Portanto, tem ocorrido um aumento no consumo de bebidas entre jovens, e essa realidade deve ser combatida.
Agente Família, por exemplo
Ação deve instruir os jovens sobre os riscos desse consumo precoce
Meio por meio de diálogos constantes os quais expliquem as possíveis consequências do álcool (dependência, vulnerabilidade, problemas neurológicos)
Efeito a fim de que esses jovens compreendam que o álcool não deve ser supervalorizado, e se aumentem as chances de o consumo ocorrer no momento certo.
Fechamento Também deve ser aumentada a fiscalização de estabelecimentos que vencem bebidas alcoólicas, com mais fiscais que visitem esses espaços periodicamente. Com essas ações, o álcool deixará de ser banalizado e haverá redução no número de jovens que o consomem.

 
Veja que todo o texto foi planejado a partir daquela resposta inicial ao tema, o qual tornamos uma pergunta. Esse é o ponto central da redação do ENEM: precisamos de buscar uma unidade de sentido. Isso significa que todas as partes devem dialogar entre si, o que demonstra que você se organizou na elaboração da sua redação, e está mais próximo da tão sonhada vaga no vestibular.
 
Lembre-se de que essa é uma das inúmeras estratégias, mas, se você a praticar constantemente, estará preparado para esse momento tão importante e desafiador. Além disso, leia textos bem avaliados nos anos anteriores, o que ajuda muito na consolidação dos conhecimentos sobre esse gênero.
 
Espero ter ajudado nessa jornada de estudos e de preparação. Ótima prova, e sucesso!

A correção de tarefas pode ser descomplicada: a Pontue

Pontue: plataforma online de correção de redações para o Enem, Ensino Médio e Fundamental.
Pontue: plataforma online de correção de redações para o Enem, Ensino Médio e Fundamental.
 

Pontue  é uma plataforma de gestão das aulas online, em que a correção de redações e tarefas é feita de modo ágil. Além disso, potencializamos a conexão entre coordenadores, professores e alunos. A partir da provocação de se desenvolver uma tecnologia que amplie a compreensão da escrita pelos alunos e possibilite a mudança do papel docente nas aulas de redação, a Pontue nasceu. Nesse sentido, temos desenvolvido ferramentas que facilitam o processo de ensino, juntamente com reuniões e cursos de formação continuada aos professores. Atualmente a empresa atende mais de 100 escolas com milhares de alunos.

Diferenciais da empresa

Na plataforma online, os alunos e professores encontram propostas exclusivas de redação dos diferentes vestibulares nacionais e de gêneros textuais, voltados ao Ensino Médio e Ensino Fundamental (são mais de 350 propostas). A devolutiva pode ser feita em vídeo, em que um professor especializado grava a correção para o aluno, pontuando os aspectos estruturais, de adequação ao gênero proposto e gramaticais. Os alunos podem assistir ao vídeo quantas vezes quiserem, além de acessarem conteúdos extras (podcasts, arquivos em PDF e aulas gravadas com conteúdo preparatório para provas de redação das principais universidades). A Pontue tem uma equipe com mais de 80 corretores preparados para atenderem às necessidades dos alunos e da escola, com devolutivas em 3 dias úteis. Além disso, ela oferece conteúdos de formação continuada à nossa equipe, como cursos voltados às grades de correção, sugestões de aulas e alinhamentos mensais. Para mais informações, acesse nosso site www.pontue.com.br    
 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)