Jornal Estado de Minas

QUÍMICA

Entenda o pH ou potencial hidrogeniônico de uma solução

O "pH" ou o "potencial hidrogeniônico" presente em uma determinada substância é utilizado para medir os níveis de acidez e basicidade (alcalinidade). Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar) de cátions hidrônio (H%2b ou H3O ) presentes no meio. Ela vai definir através de uma escala numérica adimensional se a substância é ácida, neutro e básica.



 

As medidas de pH são tão importantes que vão além do seu uso na química, como na agricultura, na agronomia, na aquicultura, na biologia, nas engenharias, na medicina, no tratamento e purificação de água.

O pH e a qualidade da cerveja 

O termo "pH" foi introduzido em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas na Carlsberg. Na cervejaria, Søren começa a realizar diversas experiências químicas relacionadas com aminoácidos, proteínas e enzimas, onde descobriu a medição do pH - marcando seu nome nas grandes realizações da química na história da humanidade.

Escala pH

Os valores de pH são calculados matematicamente considerando as concentrações de H-e (OH) presentes em uma solução. O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Sendo o pH 7 representa uma solução neutra (água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).



 

O caráter ácido é crescente da direita para a esquerda. Já o caráter básico, da esquerda para a direita. Lembrando que, quanto menor o valor do pH, mais ácida será a solução ou mistura. É possível misturar ácidos com bases até conseguir um pH neutro. Esse processo chama-se neutralização e consistem em um tipo de reação química.

 

Calculando o pH 

Para calcular o pH de uma solução ou mistura, podemos utilizar equações de logaritmos na base 10:

 

 

Os cálculos envolvendo o pH de uma solução estão sempre relacionados com o pOH (potencial hidroxiliônico/OH-), já que baseiam-se na auto-ionização da água (Kw = 10-14, fenômeno no qual a água produz tanto H quanto OH-) e na lei da diluição de Ostwald (quanto mais diluída uma solução, maior a quantidade de cátions H ). 

 

Em relação à auto-ionização da água:

 

Kw = . , por isso pH pOH = 14

 

Kw = Constante da auto-ionização da água 

 

Em relação a lei de diluição de Ostwald - por meio dela, podemos saber quanto um determinado material ioniza-se ou se dissocia na água):

 

Ki = M.α2



 

Ki = Constante de ionização de uma substância em meio aquoso;

M = molaridade ou concentração molar da substância no meio aquoso;

α2 = grau de ionização ou dissociação do material no meio.

 

A classificação de uma solução em ácida, básica ou neutra terá os seguintes critérios (25°C):

 

 

Artigo de Química do Percurso Pré-Vestibular e Enem