Jornal Estado de Minas

ENEM

Como gabaritar as questões de Química no ENEM

A Química no ENEM é aplicada de uma forma diferente a ensinada normalmente em sala de aula. Contextualizada com a realidade, as quinze questões da disciplina são cobradas a partir de um conteúdo extenso que vão de Funções Inorgânicas à Química Ambiental. Desse modo, chuva ácida em monumentos históricos e situações de dia a dia, podem ser usados para falar de Química na prova.

Conteúdos que mais caem 

- Foto:
Apesar da enorme diversidade da matéria, o professor Zé Hugo acredita que é possível focar em alguns conteúdos que são recorrentes nos últimos Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM). "Interações intermoleculares e suas aplicações respondem aproximadamente por 15% das questões" explica Zé Hugo. 

Segundo ele, outros conteúdos de peso são: 13% Estequiometria; 12% Reações Inorgânicas; 9% Introdução à Química Orgânica; 7,5% Eletroquímica; 6,5% Reações Orgânicas; Ambiental; Equilíbrio; Misturas; e Isomeria respondem 5,5% cada. Seguidos por Termoquímica (4,7%), Radioatividade (4,7%), e Polímeros, Tabela Períodica, Fontes de Energia e Modelos Atômicos (3% no total).

Apesar da Química assustar o aluno na prova de Ciências da Natureza, as questões exigem mais interpretação em uma situação comum que o domínio aprofundado da disciplina. "Leia sempre com cuidado a questão, muitas vezes a resposta está no próprio enunciado" dá dica o professor. 
 
Algumas dicas para as questões de Química no ENEM:
  • Fique atento às dicas que a prova te dá no enunciado.
  • Saiba relacionar os eventos do cotidiano com as propriedades físico-químicas das substâncias.
  • Em Estequiometria, tente economizar nas conversões de unidades de medida e nos cálculos matemáticos.
  • Em exercícios de Química Orgânica, desenhe as formulas estruturais com os Carbonos, Hidrogênios e outros elementos presentes.
  • Tenha calma e sempre deixe as questões difíceis para o final. 
Artigo do Percurso Pré-Vestibular e ENEM.
.