(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM

História do Brasil tem destaque na prova de Ciências Humanas do ENEM

Pesquisa aponta os conteúdos mais cobrados no exame desde 2009.


postado em 11/10/2019 14:30 / atualizado em 11/10/2019 14:54

A prova de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) chama atenção tanto pelos temas que aparecem quanto pelos textos-base que são utilizados para fazer a relação do assunto visto em sala de aula com o que se pede na questão. Ao longo dos 10 anos de novo ENEM, é possível perceber que alguns conteúdos são mais recorrentes e que a prova se aproveita de determinados assuntos discutidos nos últimos anos no dia a dia para construir suas questões
Em História, o conteúdo mais recorrente no Enem é Brasil Colônia.(foto: Gravura de Debret)
Em História, o conteúdo mais recorrente no Enem é Brasil Colônia. (foto: Gravura de Debret)

Segundo pesquisa Raio X do ENEM, realizada pelo SAS Plataforma de Educação, na qual são identificados os assuntos mais recorrentes no ENEM de 2009 a 2018, em História, temáticas relacionadas à Idade Contemporânea foram abordadas em 14,9% das questões. “Aqui temos fatos ocorridos entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XX. É necessário prestar atenção a temas como imperialismo, crise de 1929, nazifacismo e Segunda Guerra Mundial. O importante é entender a interligação entre esses episódios e não apenas compreendê-los separadamente”, comenta Luiz Carlos Rodrigues, historiador e Consultor Pedagógico do SAS.

O Brasil tem lugar de destaque no ENEM, pois Brasil Colônia e Brasil Império aparecem, respectivamente, em 9,4% e 7,9% das questões. “O principal recorte é sobre as relações entre as civilizações europeia e indígena, tratando dos choques e interações entre esses dois mundos. A prova traz textos bem densos para contextualizações das questões, então é preciso ter muita atenção à interpretação desses textos”, sugere Luiz Carlos. Quando se refere ao Brasil Imperial, comenta o especialista, “os alunos devem prestar atenção à construção do Estado brasileiro e às questões ligadas à população negra nesse período, principalmente no tocante à luta contra a escravidão, resistência e espaços de sociabilidade”.  
Agricultura é destaque nas questões de Geografia.(foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Agricultura é destaque nas questões de Geografia. (foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Em se tratando de Geografia, com 18,8%, a temática de Geografia Agrária é a mais trabalhada. De acordo com o geógrafo e Consultor Pedagógico do SAS, Fábio Braz, “é importante que o aluno domine assuntos como concentração fundiária; processo de formação do território brasileiro; sistema de capitanias hereditárias e sesmarias; disputa por posse de terra e impactos ambientais causados pela agropecuária, entre outros. É um campo bem extenso e que se associa a questões históricas”. 

Meio ambiente, também recorrente em Biologia e Química, surge como segundo assunto mais cobrado (17,1%). “Os alunos precisam entender conceitos como degradação e preservação ambiental; recursos naturais e fenômenos ambientais, como erosão do solo ou chuva ácida.”

ENEM 2019

As questões do ENEM já foram elaboradas e pré-testadas, então não é provável que caia algum fato que tenha ocorrido ainda neste ano, mas temáticas já consolidadas e efemérides já previstas podem ter vez na edição de 2019.

O consultor Luiz Carlos destaca a abordagem do Tratado de Versalhes, cuja assinatura completa 100 anos em 2019, implicações da Guerra Fria e o advento da imprensa neste século. Sobre este tema, Luiz Carlos comenta que “TVs, Rádios e outros meios tiveram que ser reinventados com o tempo; até mesmo a publicidade mudou entre os veículos de comunicação. Esses movimentos determinaram mudanças culturais significativas em todas as sociedades.”.

Já no âmbito da Geografia, aponta Fábio Braz, podem aparecer temas que estão frequentemente nos noticiários atualmente e que já algum tempo são discutidos na sociedade, como a crise dos refugiados, o BREXIT, novos cenários político-econômicos ou mesmo casos pontuais, como a crise de Hong Kong e o surto de doenças já erradicadas no Brasil.

Para consultar os temas mais citados na prova de Ciências Humanas, bem como nas demais áreas do conhecimento, acesse: https://sasedu.co/raiox2018.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)