(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Magnum Cidade Nova é incorporado à Inspira Rede de Educadores

A Inspira tem como prática manter os valores, a linha pedagógica e a gestão das escolas encampadas; a ideia é manter tudo o que torna a escola como referência


22/04/2021 21:09 - atualizado 23/04/2021 11:39

Colégio Magnum Cidade Nova foi incorporado à Inspira Rede de Educadores (foto: Colégio Magnum Cidade Nova/Divulgação)
Colégio Magnum Cidade Nova foi incorporado à Inspira Rede de Educadores (foto: Colégio Magnum Cidade Nova/Divulgação)
O tradicional Colégio Magnum Cidade Nova, em BH, foi incorporado à Inspira Rede de Educadores, que em três anos de fundação tornou-se uma das três maiores operadoras de escolas do Brasil, com 51 unidades de ensino no país. Os valores e a gestão da escola devem ser mantidos. 

 

 


Segundo a direção, a nova rede dará continuidade às diretrizes pedagógicas e formativas da escola, pautadas pelo melhor ensino, a melhor formação e o resgate da espiritualidade cristã. Esse é o diferencial da Inspira para outros grandes grupos que, ao incorporarem uma escola, remodelam toda a proposta de valor. 

A decisão tomada pelos sócios-fundadores do colégio, o casal José Bruña Alonso e Marly Palhares Alonso, está ligada a dois fatores. Primeiro, ao momento da educação no mundo, que requer maior investimento para a manutenção da qualidade diante das inovações que o setor exige. 

Fato é que, antes mesmo das exigências legais, logo no início da pandemia, o colégio investiu em treinamento da equipe e nas estruturas tecnológicas. No entanto, a tendência é que esses investimentos sejam cada vez mais necessários e, para um colégio totalmente privado, a melhor saída para obter tais recursos são os financiamentos externos ou a associação a grandes grupos.

Segundo, pela fase de vida pessoal dos fundadores, que sentiram que não era o momento de recorrer a financiamentos. Para eles, os resultados obtidos no ranking nacional das melhores escolas do país colocaram o Magnum, nos últimos anos, no foco das grandes redes. 

Manter o legado e os valores


Porém, os fundadores não viam a possibilidade de venda ou de parceria com essas marcas, já que o objetivo era manter o legado criado com os três pilares: melhor ensino, fortes valores humanos/formativos e religiosos. 

Normalmente as grandes redes têm foco em uma dessas áreas, mas é difícil encontrar uma preocupada com os três aspectos. Os fundadores optaram, então, pela Inspira Rede de Educadores, que acaba de assumir a escola belo-horizontina. 

A rede tem como prática manter os valores, a linha pedagógica e a gestão das escolas encampadas. Defende que a educação básica é um fenômeno local e somente desenvolvendo as escolas, o ensino e o país serão transformados. Portanto, a ideia é manter tudo o que torna essas escolas como referência. 

Paralelamente, a rede de ensino agrega tecnologia de ponta, inovação e otimização dos processos operacionais, expertise em aprendizagem adaptativa e metodologia de ensino híbrido, tão importante na atualidade. 

Para o diretor do Magnum, Eldo Pena Couto, houve uma sinergia entre os rumos esperados pelos fundadores do colégio e as exigências de mercado. “A proposta da Inspira é dar continuidade ao trabalho que o Magnum já desenvolve. Esse foi um grande motivador para o casal de fundadores, sempre muito comprometido com a educação que proporcionaram, com o compromisso firmado com as famílias e a equipe. Essas são razões de vida que não cessam”.  

Por tudo isso, o diretor acredita que a transição entre os proprietários será a mais serena possível. “Tudo o que os colaboradores, educadores e famílias temem em uma situação de incorporação de escola não se aplicará”, afirma ele, que está na direção do colégio desde 2004.

Eldo ressalta que a escolha dos fundadores é também uma grande conquista para Belo Horizonte e Minas Gerais. “Como professor e gestor de educação, muito me tranquiliza saber que a Inspira valoriza o capital humano e os resultados obtidos pelas escolas que encampa. Não se pode apagar com uma borracha tantas conquistas e resultados, como os que o Magnum vem acumulando nas últimas décadas.” 

A nova gestora do colégio também se preocupa em formar uma grande rede de troca de conhecimento, que pode fortalecer a posição do Magnum no cenário nacional.  

Método de apoio 

 
Respeito ao legado e a autonomia das escolas. Na prática, isso simboliza liberdade na adoção da metodologia e sistema de ensino, as peculiaridades e necessidades regionais, fortalecendo o legado de cada escola do grupo.

Os benefícios vão além, na medida em que contemplam o compartilhamento de boas práticas, a maior capacidade de investimento e a promoção de oportunidades para o desenvolvimento de professores e colaboradores.

Magnum Cidade Nova


Com 27 anos de atividades direcionadas à prestação de serviços educacionais, o colégio  se mantém fiel à missão proposta desde sua fundação: estar ao lado das famílias belo-horizontinas e auxiliá-las a educar suas crianças e adolescentes; ser uma escola inovadora e capaz de aliar um alto nível acadêmico às atividades formativas diversificadas e enriquecedoras. Na vanguarda educacional, foi protagonista em estabelecer um trabalho de competências e habilidades socioemocionais, tema em evidência no momento.

Em 2001, a Revista Veja elegeu o colégio como o melhor da capital mineira. Nos anos seguintes, a escola continuou a aparecer nas listas de aprovação de vestibulares mais concorridos, especialmente da UFMG, e, logo depois, no ranking do ENEM e outros vestibulares.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)