Jornal Estado de Minas

EDUCAÇÃO NO BRASIL

Governo Bolsonaro demite 4º presidente do INEP em cinco meses

-->-->-->-->


O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sofreu mais uma baixa entre seus colaboradores. Foi exonerado na madrugada desta sexta-feira (26/02) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes.





 

Lopes é o quarto a ser demitido do cargo no -prazo de apenas cinco meses. Em meio ao desgaste, a realização do Enem segue colecionando problemas na gestão do governo Bolsonaro.

 

A demissão  está publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. Um substituto ainda não foi nomeado.

 

Lopes assumiu em maio de 2019 ao ficar no lugar do ex-delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi - que também foi demitido.


Dança das cadeiras

 

Alexandre Lopes foi o quarto nome, em menos de cinco meses, a ocupar a presidência do Inep:

 

Currículo

 

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerceu a função de Diretor Legislativo na Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.



Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

O que é o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Criado em 1932 sob o nome de Instituto Nacional de Pedagogia,o objetivo do órgão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo. 

Estão sob a responsabilidade do Inep o Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb); o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e demais Indicadores Educacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).





audima