(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas desafios

Novas formas de aprender


25/10/2020 04:00

Muda o formato da escola e da educação como um todo. A tecnologia chega para incrementar o acolhimento personalizado ao aluno
Muda o formato da escola e da educação como um todo. A tecnologia chega para incrementar o acolhimento personalizado ao aluno" Rodrigo Bernardelli, CEO do grupo Olimpo (foto: Olimpo/divulgação)


Este é o momento do imponderável. A pandemia tem, para muitos, representado insegurança e incerteza, sentimentos que refletem nas atividades cotidianas. Na educação não é diferente. Modelos costumeiros sobre o ensinar e o aprender passam por transformações radicais. Começam com o desafio de criar o ambiente escolar nas plataformas virtuais, na adequação da sala de aula para o âmbito interno do lar, e chegam à imposição, para os educadores, quanto a lidar com a tecnologia sem perder a essência no fazer da profissão.
 
Crianças e jovens com saudade dos amigos e mestres, ausência do olho no olho, limitações sobre o acesso à internet, exigência de outras configurações, tanto nos espaços físicos como nas direções metodológicas. Uma circunstância singular que aponta para um caminho de ressignificação dos moldes de ensino e aprendizagem como um todo. São, entre muitas, as lições do coronavírus.
 
Na percepção do CEO do Grupo Olimpo, Rodrigo Bernardeli, uma influência da pandemia foi no sentido de escola e famílias, juntas, entenderem sobre a responsabilidade em direcionar a vida de cada aluno. Compreender especificidades e idiossincrasias, já que há diferenças nas formas de comportamento, contextos e experiências sociais e psicológicas distintos. "Uma grande lição para a escola é se adequar à individualidade. Para a família, de que precisa dar respaldo à escola no dia a dia do aluno, ainda que grande parte da orientação pedagógica venha da instituição. É importante que todos falem a mesma língua", diz o educador.
 
     Para Rodrigo, o ensino a distância se tornou uma ferramenta fundamental, e que continuará aplicada daqui para diante. "Muda o formato da escola e da educação como um todo. A tecnologia chega para incrementar o acolhimento personalizado ao aluno." Quanto aos professores, cresce a noção de que a aula precisa ser cada vez mais humanizada, não pode vir pré-fabricada. Nesta relação, é reforçada a ideia de que o professor tem papel de orientador, de conselheiro, de quem toma o aluno pela mão e entende suas fraquezas, transmite segurança. "O professor não é uma mera alegoria dentro de sala."

DIFICULDADES INICIAIS No início da pandemia, quando crianças e jovens transmitiram as dificuldades no dia a dia escolar para dentro de casa, isso foi motivo de estresse entre as famílias. "O ensino a distância pediu para que essa rotina fosse reorganizada dentro do lar. No caso do Olimpo, percebemos problemas principalmente entre estudantes que já os apresentavam no meio presencial. Por outro lado, na maioria dos casos, a satisfação com o modelo on-line foi total", ressalta.
Para Rodrigo, ainda que o ensino virtual cause desconfiança entre algumas famílias, é preciso entender que a tecnologia não substitui habilidades e competências, que o computador ou a internet vão interferir nesses atributos. Receio que também existe entre os educadores. "As experiências virtuais contribuirão para um ensino híbrido, em leituras modernizadas, que conforme a circunstância podem ser positivas ou não. Precisamos mirar nas vantagens", afirma.
 
"Com a suspensão das atividades presenciais, fomos obrigados a ressignificar nossa relação com o próximo, mudando substancialmente nossa rotina", diz Juliana de Carvalho Moreira, diretora-geral pedagógica da rede de colégios Santa Maria Minas. O regime de ensino remoto tomou força de lei e a instituição convocou a comunidade escolar no empenho para garantir o aprendizado dos alunos durante o isolamento. Para ela, do início da quarentena para cá são muitas as lições aprendidas. "Empatia, solidariedade, cidadania. Questões que fazem parte de nossa missão e nossos valores foram reforçadas, com o entendimento de que uma ação individual pode impactar a sociedade. A pandemia nos mostrou a importância de se cuidar e de cuidar do outro", pontua.
 
Entre o corpo docente, demonstrações de resiliência, reinvenção na forma de conduzir o conteúdo em formato virtual, são posturas para superar empecilhos neste momento em particular. As famílias, continua Juliana, continuam perto dos professores e valorizam ainda mais seu trabalho. "Os educadores estão dedicados a buscar novas formas de ensino e pedem às famílias que continuem contribuindo para a educação de suas crianças e jovens", declara.                                                 
As atividades a distância, mediadas pela tecnologia, já faziam parte das atividades no Santa Maria Minas, e agora ganharam impulso. São metodologias que, no pós-pandemia, serão incorporadas para o regime presencial. "O momento que atravessamos fala sobre o quanto é importante desenvolver competências socioemocionais para lidar com um mundo de mudanças rápidas", esclarece Juliana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)