(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TREINO

Estão abertas as inscrições para o Simuladão do Enem, que acontecerá em 10 de outubro

O simulado é uma iniciativa do jornal Estado de Minas e instituições de ensino, e tem como objetivo preparar os candidatos para o exame real


28/09/2020 06:00 - atualizado 28/09/2020 07:55

Candidatos na entrada da PUC Coração Eucarístico(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Candidatos na entrada da PUC Coração Eucarístico (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Estão abertas até 9 de outubro as inscrições para o Simuladão do Enem, iniciativa conjunta entre o jornal Estado de Minas e o pré-vestibular Percurso. Estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio têm a chance de testar seus conhecimentos e se preparar para as provas. Com 100 questões, o simulado será realizado pela internet, em 10 de outubro, de maneira gratuita e, além dos itens de múltipla escolha, também oferta a prova de redação. O simulado ocorrerá entre 13h e 19h.

Para garantir a participação, o estudante deve acessar o endereço www.simulado.em.com.br, preencher o formulário e clicar em “inscrever-se”. A confirmação da inscrição será repassada pelo e-mail pessoal declarado no cadastro. O aluno receberá o link da prova no mesmo e-mail. O simulado acontece pelo segundo ano consecutivo, e é uma iniciativa do Estado de Minas em parceria com o Percurso Pré-Vestibular, SAS Plataforma de Educação, Determinante Pré-Vestibular e Pontue Redação Inteligente.

O gabarito oficial será divulgado em 11 de outubro, e estará disponível no www.simulado.em.com.br/gabarito. Neste dia, quem se interessar poderá acompanhar, a partir das 10h, live com a resolução das questões em tempo real. O link para a live será divulgado no site do jornal Estado de Minas. O próprio sistema vai gerar a pontuação.

O conteúdo é um resumo do Ensino Médio e foi preparado pelo SAS, plataforma de educação. O teste conta ainda com a participação dos professores do Determinante Pré-Vestibular. Estão previstas questões objetivas e inéditas, com abordagem dos mesmos conteúdos cobrados no Enem, como ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Na segunda edição do Simuladão do Enem, a novidade é a prova de redação, com avaliação pelos corretores da Pontue Redação Inteligente, plataforma de ensino e aprendizagem da produção textual. A redação corrigida será entregue até 30 de outubro.

"O simulado é a forma principal para o aluno observar como está a evolução dos estudos, rever os conteúdos aos quais necessita se dedicar mais, além de treinar estratégias de prova", salienta Camila Ferreira, diretora de ensino do Determinante e coordenadora pedagógica do Percurso. O estudante, pontua, pode perceber e absorver melhor os conteúdos que domina e sobre o que ainda não tem segurança. "Uma chance para, após o resultado, avaliar, a partir do que errou, como prosseguir com a preparação para o exame", continua Camila.

Termômetro


Isabella Souza, que tem a intenção de cursar medicina, encara o simulado como um bom termômetro para testar conhecimentos(foto: Arquivo pessoal)
Isabella Souza, que tem a intenção de cursar medicina, encara o simulado como um bom termômetro para testar conhecimentos (foto: Arquivo pessoal)
Isabella Souza Assunção, de 19 anos, concluiu o Ensino Médio em 2018. Ela tem a intenção de cursar Medicina e foi reprovada no vestibular duas vezes. Já prestou o Enem como treineira e agora se prepara para uma nova tentativa no curso pré-vestibular Determinante. Participou em edições anteriores do simulado, que encara como um bom termômetro para testar conhecimentos. "Consigo medir o que aprendi bem e o que eu ainda preciso reforçar nos estudos. Também tenho uma noção de como está a concorrência, já que é uma prova de grande alcance. A prova é condizente com o que é cobrado no Enem e é importante para me transmitir segurança", diz.

O simuladão vai premiar os três melhores colocados no teste e na prova de redação. Os nomes dos primeiros colocados, bem como dos 20 alunos mais bem posicionados ao final, serão divulgados em 13 de outubro, às 14 horas, no site do Estado de Minas. Já os nomes dos vencedores da redação serão divulgados até o mesmo dia de conclusão da correção.

Outra ação do Estado de Minas, com transmissão pelo YouTube e Facebook do Portal Uai, é a live "Enem 2020: ainda dá tempo de estudar? Sim! Confira Dicas", no dia 1º de outubro, entre 15h e 15h40. Professores especialistas no exame darão orientações sobre como se planejar para esse momento.

Devido à pandemia, a próxima edição do Enem, que normalmente acontece em novembro, foi remarcada para 17 e 24 de janeiro de 2021, incluindo uma versão digital, que será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Tudo seguindo medidas de segurança contra o coronavírus. Já estão inscritos 5.783.357 estudantes, dos quais 5.687.271 para o Enem impresso e 96.086 para o Enem digital. O número de participantes é o menor desde 2010. Em caso de dúvidas e para mais informações, está aberto o e-mail suporte@percurso.com.br.

Sete dicas para se preparar


Para ter sucesso no Enem, é indicado que o estudante crie um cronograma de estudoscom metas definidas. Nesta edição, os alunos ganharam dois meses a mais de estudo, devido ao adiamento das provas emfunção da pandemia. Para a professora Camila Ferreira, a prorrogação pode ser positiva para quem está começando a estudar agora, mas negativa para quem está empenhado desde janeiro. De qualquer forma, é importante ter foco para manter o planejamento. A educadora dá dicas para se preparar:

  1. Planejar o que vai estudar

  2. Organizar a rotina de estudos

  3. Ter consciência de que as provas de redação e matemática têm peso maior

  4. Pesquisar sobre qual prova tem mais importância perante a faculdade pretendida

  5. Conferir quais conteúdos são mais recorrentes dentro de cada matéria

  6. Estudar seis horas por dia, dividindo o tempo de estudos. Por exemplo, estudar 40 minutos e descansar de 5 a 10 minutos

  7. Importante reservar momentos para os resumos, a fim de fixar o conteúdo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)