(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prova de ciências humanas do Enem tem questão anulada

Anúncio foi feito pelo Inep nesta terça-feira. Questão anulada caiu em caderno da edição 2018


postado em 19/11/2019 17:28

Prova de ciências humanas foi aplicada no primeiro dia do Enem(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Prova de ciências humanas foi aplicada no primeiro dia do Enem (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no início deste mês, teve uma questão anulada, na prova de ciências humanas e suas tecnologias. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A anulação ocorreu, porque a questão fez parte do caderno de questões Braile e Ledor da edição 2018 do Enem (questão 56 do caderno laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, pedem auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

O Inep informou que não haverá alteração na nota, por causa da Teoria da Resposta ao Item (TRI), cálculo estatístico da nota do Enem que considera a combinação da coerência do padrão de resposta e os parâmetros de complexidade de cada item.

Na lógica da metodologia, se um candidato acerta uma questão difícil e erra uma fácil, por exemplo, ele perde pontos, pois a TRI considera que ela chutou, uma vez que não poderia cometer erros no item de menor dificuldade. “Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes”, justifica o Inep em comunicado.

O instituto acrescenta que “respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público”.

As provas do caderno Braile e Ledor, contêm a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais usados. Já questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.

Confira a questão anulada:


  • Questão 90 do caderno azul
  • Questão 78 do caderno amarelo
  • Questão 66 do caderno branco
  • Questão 72 do caderno rosa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)