(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gabaritos do Enem 2019 podem ser consultados a partir de amanhã (13)

Entenda o método de correção do exame


postado em 12/11/2019 12:04

Gabaritos do Enem 2019 podem ser consultados a partir de amanhã (13)(foto: Educa Mais Brasil)
Gabaritos do Enem 2019 podem ser consultados a partir de amanhã (13) (foto: Educa Mais Brasil)

Passados os dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o gabarito do exame é um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Quem leva o caderno de questões para casa tem a oportunidade de conferir o número de questões que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. Mas afinal, é possível saber a nota do Enem com o gabarito? 


O método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Por isso, não é possível saber a nota exata quando sai o gabarito, mas, dá para se ter uma ideia de como foi o desempenho geral na prova.


Atenção: os candidatos que fizeram essa edição do Enem e querem ter uma ideia do desempenho devem ficar atentos. Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis amanhã, quarta-feira, 13 de novembro. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.


Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode, ainda, usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)