Publicidade

Estado de Minas

Imaginar, criar e pôr em forma

Hoje (5) é o dia nacional do Designer: conheça a profissão que alia criatividade e técnica para solucionar um problema


postado em 05/11/2019 18:10

Educa Mais Brasil
Imaginar, criar e pôr em forma (foto: Educa Mais Brasil)

Desde a divulgação extraoficial da nova aparência do iPhone 11, muitos comentários surgiram em relação ao design da câmera traseira do aparelho, que foi comparada a um fogão de três bocas. Esse é apenas um exemplo de tantas outras influências do design no nosso cotidiano. Afinal, seja em um produto físico ou digital, o design influencia a percepção do público sobre a marca ou objeto. Tal projeção é feita por um designer, profissional formado em Design.

Por trás de uma boa comunicação visual existe um design planejado, que une forma e função do objeto com a sua utilização pelo usuário. O designer Lucas Andrade, 27, está na profissão há cerca de cinco anos e explica que essa área exige um profissional atento, ágil e com um bom senso de resolução de problemas em curto tempo. "Eu trabalho fazendo animações para redes sociais e criando materiais digitais e impressos. Meu trabalho é muito mais técnico do que criativo, ao contrário do que se fala e se pensa por aí", conta Lucas.

Um designer pode trabalhar em diversas áreas, que podem incluir games, moda, produtos, interiores e projetos gráficos, por exemplo. O estudante do curso de Design, Breno Maia, vê a profissão como uma forma de pensar soluções. Seu jeito inquieto e curioso encontrou na área a possibilidade de criar e ressignificar. "Encontrei no Design uma forma de ser pago para fazer o que gosto. O design é uma forma de pensar soluções e meu objetivo é ser e criar soluções para o mundo", afirma Breno.

Faculdade de Design

O curso de Design é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado, que tem duração de quatro anos. Forma profissionais aptos para criar projetos de comunicação visual, desenhar logotipos, elaborar animações, planejamento e desenvolvimento de anúncios, cartazes e vinhetas para TV, comunicação visual de sites, blogs, dentre outros.

Além da graduação, outra possibilidade é um curso técnico de design, com duração média de dois anos. A principal diferença entre esse e a graduação é a grade curricular mais curta, voltada para o mercado de trabalho.

A graduação em design pode ser feita em universidades públicas e privadas. Pensando em facilitar o acesso de milhares de brasileiros ao tão sonhado diploma, há bolsas de estudo de até 70% nos cursos de Design em diversas instituições brasileiras através do Educa Mais Brasil. Com 15 anos de atuação no mercado, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes. Acesse o site do Educa Mais Brasil 2020 e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.

Curiosidade

Hoje (05) comemora-se o Dia Nacional do Designer. A data surgiu em homenagem a Aloísio Magalhães, considerado o pioneiro do design gráfico no Brasil e fundador da primeira escola superior brasileira de design.


Publicidade