(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Especial Educação

Cuidado com a Terra


27/10/2019 04:00 - atualizado 28/08/2020 18:07

Os alunos do Inov aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas e têm aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita(foto: INOV/divulgação)
Os alunos do Inov aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas e têm aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita (foto: INOV/divulgação)


Plantar uma muda, cuidar da horta e preparar uma compostagem. Essas atividades fazem parte do dia a dia dos alunos do Instituto Educacional Ouro Verde (INOV), em Nova Lima, uma forma de ação pedagógica que desperta o interesse dos alunos para a importância do cuidado com a terra, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações.
Diretora de Ecologia da Associação Mantenedora da escola, Izabel Stewart diz que a matéria de agroecologia é tratada como uma disciplina semelhante a matemática, português ou história. O currículo, segundo Izabel, acompanha as fases de desenvolvimento de cada faixa etária. No jardim de infância, as crianças ouvem histórias sobre a terra e têm a chance de observar atentamente a natureza, passeando pela Mata do Jambreiro, onde a escola está localizada.
 

Cultivamos o cuidado com a alimentação e a gestão de resíduos, estabelecendo uma coerência entre o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela saúde do próprio corpo

Izabel Stewart, diretora de Ecologia da Associação Mantenedora do INOV

 

GESTÃO DE RESÍDUOS “No ensino fundamental, os alunos aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas e têm aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita. Além disso, cultivamos o cuidado com a alimentação e a gestão de resíduos, estabelecendo uma coerência entre o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela saúde do próprio corpo”, diz Izabel.
O Instituto Ouro Verde, conforme a diretora, alia os preceitos da Pedagogia Waldorf aos de uma Escola Verde, em um programa educativo que estimula continuamente nas crianças o amor à natureza e o respeito à diversidade. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)