Jornal Estado de Minas

Especial Educação

Cuidado com a Terra



Plantar uma muda, cuidar da horta e preparar uma compostagem. Essas atividades fazem parte do dia a dia dos alunos do Instituto Educacional Ouro Verde (INOV), em Nova Lima, uma forma de ação pedagógica que desperta o interesse dos alunos para a importância do cuidado com a terra, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações.




Diretora de Ecologia da Associação Mantenedora da escola, Izabel Stewart diz que a matéria de agroecologia é tratada como uma disciplina semelhante a matemática, português ou história. O currículo, segundo Izabel, acompanha as fases de desenvolvimento de cada faixa etária. No jardim de infância, as crianças ouvem histórias sobre a terra e têm a chance de observar atentamente a natureza, passeando pela Mata do Jambreiro, onde a escola está localizada.
 
 

GESTÃO DE RESÍDUOS “No ensino fundamental, os alunos aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas e têm aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita. Além disso, cultivamos o cuidado com a alimentação e a gestão de resíduos, estabelecendo uma coerência entre o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela saúde do próprio corpo”, diz Izabel.
O Instituto Ouro Verde, conforme a diretora, alia os preceitos da Pedagogia Waldorf aos de uma Escola Verde, em um programa educativo que estimula continuamente nas crianças o amor à natureza e o respeito à diversidade.