Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Inclusão e diversão


postado em 27/10/2019 04:00 / atualizado em 25/10/2019 14:26

Transformação: essa é a palavra que melhor resume o Movimento EcoDom, projeto de sustentabilidade desenvolvido desde 2011 pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), que tem como foco principal as escolas públicas da rede estadual localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Só este ano, 143 escolas aderiram ao movimento, que propõe aos alunos o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro dessas instituições, como a redução da emissão de papel e lixo, construção de hortas, captação de água da chuva, recuperação e preservação das áreas verdes, entre outras.
 
Em cada uma dessas escolas, um grupo de 30 alunos, em sua maioria do ensino médio, trabalha nesses projetos, sempre com a ajuda de um professor coordenador de cada escola. Em números estimados, são cerca de 4.500 alunos impactados diretamente pelas ações e outros 300 mil indiretamente. Levando-se em consideração as suas famílias, o projeto EcoDom alcança mais de 1 milhão de pessoas.
 
O coordenador geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, explica que este é um projeto de questões práticas, no qual o aluno é o protagonista. No calendário do Movimento EcoDom constam atividades como o concurso de fotografia Garoto e Garota EcoDom, concurso de dança EcoDom, além do Campeonato Estadual de Matemática, que teve a primeira edição realizada este ano, impactando mais de 2 mil alunos de todo o estado.
 
Ao longo do ano, as escolas realizam tarefas, com data de entrega, sempre alinhadas à metodologia da pegada ambiental, permitindo descobrir o quanto cada escola avançou em seu índice de sustentabilidade. As atividades do Movimento EcoDom serão encerradas em novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade