Jornal Estado de Minas

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Olimpíada de Inglês premia melhores alunos e professores brasileiros



Até amanhã (27/9), alunos de escolas públicas e particulares brasileiras poderão participar da Olimpíada de Inglês 2019, promovida pela EduSim, startup que visa democratizar o ensino bilíngue no país. Via ferramenta ChatClass, por meio do WhatsApp, o concurso cultural busca estimular o ensino de inglês, com tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos em idade escolar. 

Com a parceria do Regional English Language Office da Embaixada Americana e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a startup mobiliza estudantes e professores para incentivar o aprimoramento do inglês no país.


O ChatClass é uma inteligência artificial (IA) que, de forma dinâmica e intuitiva, interage por meio de áudios com alunos dos ensinos fundamental 2 e médio, para que estes consigam praticar o idioma. A Olimpíada de Inglês premiará os alunos e professores mais bem colocados no ranking nacional, em diversas categorias.

Segundo dados do British Council, apenas 5% da população brasileira tem o inglês fluente. Os objetivos da EduSim e das instituições parceiras são incentivar o estudo do idioma, reverter esse cenário e ampliar os horizontes de alunos, escolas e famílias.

Durante a Olimpíada de Inglês, os estudantes estão praticando escrita, escuta e, principalmente, a fala do idioma pelo ChatClass, enquanto os professores conseguem dados e insights sobre as dificuldades individuais de cada aluno. 

O conteúdo de inglês utilizado no concurso está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Alunos e professores podem participar, gratuitamente, até amanhã, no site: www.olimpiadadeingles.com.

IDEALIZAÇÃO


Edtech fundada em Nova York em 2014 e idealizada pelo empreendedor alemão Jan Krutzinna, duas vezes graduado em Harvard, a EduSim visa democratizar o ensino bilíngue por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos. Desenvolveu o ChatClass, inteligência artificial para educação que funciona via WhatsApp e também traz o Intercâmbio em sala de aula, que conecta professores, alunos e tutores estrangeiros para que possam praticar o Inglês da melhor forma: falando. A EduSim já impactou mais de 150 mil alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e já foi acelerada por programas como SEED-MG e Estação Hack from Facebook, além de ter recebido investimentos da Canary e Graph Ventures.

 
.