(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Faltam 81 dias para a emissão da Carteira Estudantil Digital

Portal da ID foi liberado na segunda-feira (16) pelo MEC


postado em 18/09/2019 16:04

Faltam 81 dias para a emissão da Carteira Estudantil Digital(foto: Educa Mais Brasil)
Faltam 81 dias para a emissão da Carteira Estudantil Digital (foto: Educa Mais Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação da carteirinha estudantil digital e gratuita, que tem o objetivo de reduzir a burocracia na emissão do documento e evitar gastos com papel. Na última segunda-feira (16), entrou no ar o portal da ID Estudantil com o objetivo de informar os estudantes sobre a mudança. Para adquirir o documento, basta acessar as lojas Google Play e Apple Store a partir de dezembro. Portanto, através do portal já disponível, é possível ter acesso a informações sobre a carteira e a uma contagem regressiva para o início das emissões. 


Atenção: quem solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o MEC para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro - o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta. O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, apresentações de teatro e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra. 


A carteirinha digital poderá ser emitida pelo MEC, pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais, diretórios centrais dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos e outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes.
Carteiras digitais X físicas 


O MEC firmará contrato com a Caixa Econômica Federal para emissão gratuita ao estudante da ID Estudantil física. A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino. O documento perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.


A estudante de Jornalismo Larissa Mesquita precisou pagar para tirar o documento físico e diz que a notícia vem em boa hora. "Paguei um valor absurdo e fui informada que a carteira só teria validade até março de 2019. Caso quisesse renovar, teria que pagar novamente. Essa notícia é maravilhosa! Afinal, os benefícios da carteira de estudante são diversos e podem ser bem aproveitados". 


Bárbara Silva, estudante de pós-graduação em Mídias Sociais, compartilha a opinião. "Já arcamos com muitas outras despesas durante a faculdade, inclusive com a nossa mensalidade. Na minha opinião, esse deveria ser um direito de todo estudante. Tenho certeza que a mudança vai favorecer muitos estudantes que não têm condição de pagar esse valor abusivo", conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)