(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Black friday: como aproveitar a oportunidade para valorizar a sua marca


26/11/2021 12:16

Marvin Akbari, especialista em marketing e consultor empresarial, dá dicas de como utilizar a data comercial como estratégia de crescimento.

A próxima sexta-feira, 26, será uma das datas comerciais mais esperadas do ano. Originária de um costume norte-americano, a Black Friday chegou aos poucos no Brasil e se popularizou entre os consumidores. Na data, descontos exorbitantes são oferecidos em lojas de diversos setores e esse festival de preços baixos promete aquecer o mercado brasileiro.

Porém, é preciso ter cuidado com o marketing por trás das promoções. Realizar os descontos sem uma estratégia adequada pode acabar prejudicando o valor da marca no mercado. "A cultura do desconto já diminui a percepção de valor de muitas marcas. Porém, existem marcas de luxo, por exemplo, que se aproveitam da Black Friday sem perder seu valor", afirma o especialista em marketing e consultor empresarial Marvin Akbari.

Marvin Akbari
Marvin Akbari

De acordo com ele, não existe uma fórmula secreta a ser seguida, mas é possível observar padrões que podem evitar erros. Uma empresa que está no começo e tem quase todo o foco em venda e entrega do produto/serviço, as necessidades do dia a dia podem, às vezes, tirar o foco da entrega de uma experiência de excelência. "Na Itália nós prezamos muito pela qualidade. A experiência de marca que mais impacta no começo, acaba sendo somente interligada ao produto e apresentação dele. Por exemplo: se você estiver lançando uma marca de bolsa, desde o primeiro dia você pode receber seus amigos em casa para apresentar o seu produto. Se o produto e a apresentação forem de excelência, vai gerar mais vendas por indicação e atrair novos potenciais clientes interessados em conhecer o seu trabalho", exemplifica o consultor empresarial italiano.

Para Marvin Akbari, a Black Friday é um forte catalisador desse processo de vendas, tanto para empresas iniciantes, quanto para empresas já consolidadas. "Uma média empresa já consolidada no mercado que busca dar o próximo grande passo, precisa alinhar a estratégia com ainda mais cuidado porque ela já construiu um certo posicionamento na mente do consumidor. Neste caso, para quem quer preservar mais a valorização da marca, uma ótima estratégia é utilizar um produto ou serviço que aderiu à Black Friday para gerar uma nova base de clientes que podem futuramente adquirir os serviços principais e ter uma ideia do que a empresa oferece", aconselha o especialista.

Portanto, a Black Friday representa um universo de oportunidades para quem souber aproveitá-las. "Num mercado acelerado, onde as pessoas estão numa busca contínua pelo novo, é importante não banalizar o dia do Black Friday simplesmente se baseando em descontos exorbitantes para chamar atenção. Ao criar experiências memoráveis, você construirá relacionamentos autênticos com seus clientes que o levarão a uma lealdade de longo prazo", opina Marvin.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)