(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Novo Kaká? Jovem paulista se destaca nas categorias de base


27/03/2021 08:33

Com passagens por grandes clubes como Corinthians e Palmeiras, Jonatas Marcinkevicius está sendo cogitado para a equipe de base do Flamengo

Habilidade, velocidade e raciocínio rápido. Com apenas 12 anos, Jonatas José Marcinkevicius vem se destacando nas categorias de bases de times paulistas como Corinthians e Palmeiras, não só pelo talento para jogar futebol como por sua semelhança com o jogador Kaká, que atuou na seleção brasileira e no Milan.

"As pessoas sempre cometam que Jonatas lembra muito o Kaká quando era menino, pelo estilo de jogo e pela aparência. Ele se inspira muito no ex-camisa 10", comenta James William, pai do garoto A trajetória de Jonatas começou em um time do interior do estado de São Paulo, na pequena cidade de Tabatinga. Com sete anos, já se destacava em campeonatos nos quais jogava com meninos até mais velhos que ele.  Porém, foi durante a Copa SESC, competição onde foi campeão e artilheiro, que Jonatas foi observado por um olheiro do Palmeiras. 

Aprovado na peneira do Palmeiras de 2016, que na época contou com 3000 inscritos, o jogador disputou o campeonato paulista ainda naquele ano na categoria sub 8, tendo sido campeão sobre o Corinthians. A habilidade que demonstrou na competição o levou à outra categoria de base: a do Corinthians. Jonatas foi convidado para integrar a equipe sub 9, onde permaneceu dos 9 anos aos 12 anos. A saída ocorreu apenas pela inviabilidade de se manter em São Paulo no cenário de pandemia. 

Nesse tempo em que a base de times de camisa ficou parada, Jonatas realizou alguns campeonatos paralelos. Recentemente, chamou atenção de olheiros do Flamengo, time que o esta acompanhamento. "Meu sonho é atuar em clubes da Europa, por isso sei que o apoio de um time com estrutura será importante para a minha carreira", comenta o garoto.

Jonatas, que considera Neymar o melhor jogador a atualidade e Ronaldo Fenômeno o jogador mais importante de todos os tempos, sabe que o caminho é árduo. "Precisei parar de jogar no último ano por causa da Covid-19, que tornou inviável que meu pais me sustentassem em São Paulo. Agora, pretendo voltar e me dedicar ao máximo", promete.

Questionado sobre como os jogadores das categorias de base são amparados, Jonatas é categórico ao dizer que apesar dos avanços ainda é preciso muito investimento. "Para jogar futebol profissionalmente é preciso dedicação integral e isso custa caro. A falta de programas de incentivo para essas carreiras faz com que muitos talentos sejam perdidos pela falta de condições", explica o jovem, que garante que não quer ser apenas mais um no universo da bola.

Atualmente em treinamento no Ferroviária Araraquara, que possui um centro de treinamento perto da residência dele. Jonatas espera conseguir custear suas despesas para atuar em um time grande em breve.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)