(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Diego Nogueira aposta no ecoturismo e revela as belezas ocultas do Tocantins


22/03/2021 10:04

O Jalapão, no estado do Tocantins, tem se tornado um lugar cada vez mais conhecido, principalmente por ter paisagens totalmente instagramáveis, sendo um sucesso nas redes sociais.  Este destino ecoturístico brasileiro é hoje considerado um dos redutos mais bonitos do país e atrai cada vez mais turistas, que anseiam por desfrutar não apenas de toda a beleza e da natureza, mas fazer boas fotos.
 
O influenciador digital Diego Nogueira é um dos desbravadores da região. Viajante experiente, o influencer acumula mais de 630 mil seguidores no seu perfil no Instagram, onde é possível contemplar toda a beleza do Jalapão e saber algumas dicas relevantes sobre esta localidade, situada a 200 km da capital do estado, Palmas.

"O destino é repleto de cachoeiras, dunas e dos famosos fervedouros. Além disso, a sua paisagem reúne atrativos que garantem aos visitantes o contato mais próximo com a diversidade de fauna e flora do Jalapão. E o mais incrível é que tudo isso permanece praticamente intocado, em seu estado original, seja por conta da distância da capital e do acesso relativamente difícil quanto por a região estar inserida em diversas unidades de preservação", revela Diego.

Confira uma lista elaborada pelo influenciador digital com as cinco dicas e belezas imperdíveis do Jalapão:

Melhor época para visitar

Graças ao clima tropical estável o ano todo, é possível se planejar para conhecer o Jalapão em qualquer altura do ano. O destino mantém suas temperaturas quentes durante o ano inteiro (30º a 35ºC, de dia, e 13ºC a 20ºC, de noite).

No entanto, é bom evitar ir na época de chuvas, que vai de dezembro a março, para aproveitar melhor os dias ensolarados e as piscinas naturais do lugar.


Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior queda dágua da região do Parque Estadual do Jalapão. A força da água acaba tornando este processo natural uma experiência única para seus espectadores.

A Cachoeira da Velha recebe as águas do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. O acesso é gratuito e o carro chega à beira da trilha de acesso ao atrativo, facilitando o acesso de todos os turistas.

Para quem quer chegar ainda mais perto da queda dágua, isso é possível praticando rafting. Esta opção é ideal para os amantes de paisagens exuberantes e aventuras radicais.

Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga não poderia faltar na lista de belezas do Jalapão. A sua queda dágua é menos intensa que a da Cachoeira da Velha. Mas, em compensação, apresenta uma refrescante piscina natural com cor azul-esverdeada.

Fervedouros

Flutuar nos fervedouros do jalapão pode ser uma experiência, no mínimo interessante. Isso porque essas piscinas naturais recebem uma forte pressão da água que escorre do lençol freático, o que faz as pessoas se manterem em flutuação constante e sem nenhum esforço.
 
Cada fervedouro possui um limite de banhistas. Em sua maioria, é permitido que até dez pessoas aproveitem ao mesmo tempo. O fervedouro mais conhecido é o Fervedouro do Ceiça, situado em meio à vegetação, que oferecem um clima de paraíso. O Fervedouro Bela Vista é considerado por muitos visitantes o mais bonito da região.

Dunas do Jalapão

Com altitude que varia de 200 a 400 metros, os bancos de areia do Jalapão formam uma paisagem exótica, digna dos filmes. Quando a luz solar é rebatida pelas dunas, cria diferentes tonalidades de dourado, que se misturam com o azul dos rios da região.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)