(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

"Motiva Rio" debaterá inclusão social com a presença da modelo Maju de Araújo


23/02/2021 08:44

Mudar os olhares sobre a inclusão social é o grande objetivo do festival Motiva Rio, que acontecerá no próximo dia 27, na Cidade das Artes. O evento é inspirado na história da modelo com síndrome de Down Maju de Araújo, que desfilará peças de moda inclusiva. Na ocasião também serão realizados um painel de debates e um show de ilusionismo do artista Issao Imamura

"O Motiva Rio nasceu da carência de empatia e da necessidade de transformar o que é necessário. Entre tantas intenções, o evento tem o objetivo de mudar nossos olhares sobre a inclusão, nos ajudando a entender que ela é urgente e essencial em nossas vidas. Não é sobre números, estatísticas e limitações. É sobre vidas, sonhos e corações fortes", explicou Adriana de Araújo, que é mãe da jovem Maju e uma das organizadoras do Motiva Rio, que conta com o apoio da Matsya Produções.

O evento será transmitido online pelo Youtube pensando na segurança de todos os envolvidos. A abertura será marcada pelo desfile moda inclusiva. Em seguida serão realizados debates que somarão conhecimentos, perspectivas e pontos de vista. "Para mudar o Rio é necessário antes, motivá-lo a ser acessível, a ser acolhedor, a ser diversificado", acrescentou a mãe da modelo.

Motiva Rio

A realização do Motiva Rio é um desejo antigo de Adriana, mas que só se tornou realidade a partir do seu encontro com Márcia Vital, que também responde pela organização do evento. "É um projeto que tinha em mente há bastante tempo. Mas ele só foi sair do papel durante a pandemia quando conheci minha sócia Marcia Vital por caso, quando nos encontramos em um hospital. Eu estava vestindo uma camisa com o rosto da minha filha Maju e ela reconheceu e veio conversar comigo".

A partir desse união inusitada, uma conversa as direcionou ao sonho que tinham em comum "Nos questionamos se seria possível fazer isso no meio da pandemia e chegamos a conclusão de que com respeito e cuidado poderíamos transmitir nossa mensagem", acrescentou.

Mais informações sobre a programação do Motiva Rio e outras novidades podem ser conferidas na página oficial do evento (@motivariofestival).

Maju de Araújo

Maria Júlia de Araújo Dias, mais conhecida como Maju de Araújo, é modelo fotográfica e de passarela, influenciadora digital e ativista brasileira na luta pela inclusão social.

Desde a infância a jovem já se interessava pelo universo da moda e dos desfiles. Aos 16 anos, por meio do Projeto Passarela do Grupo MGT, foi considerada a nova descoberta como modelo e começou a estudar e a se profissionalizar na área.

Maju se formou profissionalmente em novembro de 2019. Hoje, é conhecida como a primeira modelo com síndrome de Down a desfilar nas passarelas da Brasil Fashion Week. A modelo, inclusive, lançou uma campanha chamada: "Inclusão não é moda, inclusão é cidadania" e hoje soma 225 mil seguidores no Instagram (@majudearaujo).

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)